País
Em Destaque

Marinha portuguesa interceta e monitoriza três navios russos na ZEE Nacional

Numa operação estratégica, a Marinha Portuguesa monitorizou três navios russos na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal, reforçando a segurança marítima e a soberania nacional.

A Marinha Portuguesa, numa operação estratégica coordenada pelo Centro de Operações Marítimas, monitorizou três navios russos na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal até o dia 4 de agosto. 

Com a mobilização dos navios NRP Bartolomeu Dias, NRP Setúbal, NRP Oríon e NRP Cassiopeia, e o apoio da Força Aérea Portuguesa através da aeronave de patrulha marítima P3-C, a operação teve como objetivo garantir a segurança e soberania marítima do país.

Dois dos navios russos, o Yaz e o General Skobelev, entraram na ZEE portuguesa no dia 2 de agosto, navegando rumo ao Mar Mediterrâneo. Em sentido contrário, o navio de reabastecimento Kola, essencial para a sustentabilidade das operações navais russas, também foi monitorizado. 

A operação de vigilância da Marinha Portuguesa visou assegurar a defesa e a segurança dos espaços marítimos sob jurisdição nacional, proteger os interesses estratégicos de Portugal e as suas infraestruturas críticas, além de honrar os compromissos internacionais no âmbito da Aliança Atlântica.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito