Uncategorized

Marinha Portuguesa coordenou quatro salvamentos em menos de 24 horas

Cinco pessoas receberam assistência

A Marinha, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou durante o dia de ontem, 12 de fevereiro, quatro operações de busca e salvamento, das quais resultaram no salvamento de cinco pessoas.

Conforme a nota divulgada pela Marinha, «pela manhã, foi efetuado um resgate médico de um homem de 74 anos, de nacionalidade inglesa, que sofreu um AVC, e que se encontrava no navio de passageiros IONA, a 75 milhas náuticas, cerca de 139 km, a sudoeste de Peniche.

Este salvamento foi efetuado em coordenação com a Força Aérea Portuguesa que para o efeito empregou um helicóptero EH-101 que, após a primeira evacuação, reabasteceu e voltou a descolar.

Desta feita para, novamente sob coordenação do MRCC Lisboa, se dirigir para um novo resgate médico, agora do capitão do navio mercante MSC MADRID, um indivíduo alemão, de 58 anos, que sofria de uma possível hemorragia interna.

Este navio encontrava-se a 150 milhas náuticas (278 km) a sudoeste de Lisboa, tendo-se concluído esta missão já depois das 16h00.»

Simultaneamente, o MRCC Lisboa coordenou duas assistências médicas de duas pacientes alemãs, do sexo feminino, uma de 69 anos e outra de 81 anos, que se encontravam a bordo do navio de passageiros MEIN SCHIFF 3, e que apresentavam sintomas de cólica renal e de pneumonia acrescida de fratura vertebral torácica, respetivamente.

Este navio atracaria em Lisboa pelas 17h40 onde tinha transporte médico urgente a aguardar.

A colaboração da Força Aérea e da esquadra 751 e ainda o apoio do Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM concorreram para um dia de sucesso na missão do MRCC Lisboa.

A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer 24 horas por dia, 365 dias por ano.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito