Autoridades portuguesas apreendem pesqueiro brasileiro em alto-mar com 60 fardos de cocaína escondidos em compartimento secreto.
A Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com a Marinha Portuguesa, localizou e intercetou uma embarcação que transportava mais de 1,6 toneladas de cocaína, a cerca de 900 quilómetros a oeste do arquipélago de Cabo Verde. A ação decorreu no âmbito da Operação “Ventos Alísios”, coordenada por uma plataforma internacional de combate ao narcotráfico marítimo.
O pesqueiro, com bandeira brasileira e tripulação composta por seis cidadãos brasileiros, foi alvo de buscas minuciosas após ser escoltado até Cabo Verde. Durante a operação, as autoridades descobriram um compartimento oculto, disfarçado com extremo cuidado, onde foram encontrados 60 fardos de cocaína.
A investigação aponta o uso desta embarcação por uma organização criminosa que operava no transporte de cocaína entre a América do Sul e a Europa. Os tripulantes foram imediatamente detidos pelas autoridades cabo-verdianas.
Esta operação, que envolve a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ e a Unidade de Operações Especiais dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa, conta com a cooperação internacional do Centro de Análise e Operações Marítimas — Narcóticos (MAOC-N), sediada em Lisboa. Além de Portugal e Cabo Verde, participou a Polícia Federal do Brasil, da DEA dos EUA e da National Crime Agency do Reino Unido.
À medida que as investigações continuam, com foco no desmantelamento da rede criminosa responsável pelo tráfico.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito