Marcha pela Saúde: Utentes da Baixa da Banheira e Barreiro pedem adesão da população
Os responsáveis pela Marcha asseguram que as dificuldades são bem conhecidas, e vão desde a falta de profissionais à necessidade de requalificação das infraestruturas.

As comissões de utentes do Barreiro e Baixa da Banheira, no distrito de Setúbal, apelaram à população para aderir à marcha marcada para 22 de fevereiro contra “a constante degradação no acesso aos cuidados de saúde”.
A Marcha pela Saúde vai ter lugar na manhã de 22 de fevereiro, entre a estação de comboios da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, e o Hospital do Barreiro, e é promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços públicos do Barreiro, Comissão de Utentes de Saúde da Baixa da Banheira, MDM (Movimento Democráticos das Mulheres), Associação das Mulheres com patologia Mamária e União dos Sindicatos de Setúbal.
Os responsáveis pelo evento asseguram que as dificuldades enfrentadas pelo Serviço Nacional de Saúde estão bem conhecidas, abrangendo desde a escassez de médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor até à necessidade urgente de requalificação das infraestruturas.
Salientam ainda que estas dificuldades se tornam mais graves a cada dia, afetando diretamente as populações, que se deparam constantemente com novos projetos-piloto “que não só não respondem aos problemas como os agravam”.
“Os utentes têm direito à saúde, cuidados de saúde primários e de proximidade, têm direito às consultas de urgência numa situação aguda ou de acompanhamento, sem ter de recorrer a telefones para poder entrar num hospital, ou ter de ser atendido por videoconferência”, sublinha a comissão organizadora da marcha no apelo à participação na iniciativa.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Ponham maos na saúde governo