DestaquePaís
Em Destaque

Marcelo critica comunicação social: “Culpa morre solteira” em novos escândalos no setor

Marcelo Rebelo de Sousa criticou a falta de responsabilização na comunicação social, alertando para as condições precárias que afetam jornalistas e apelando a melhores tempos para o setor em 2025.

Marcelo Rebelo de Sousa volta a criticar o estado da comunicação social em Portugal, alertando para a falta de responsabilização e consequências graves para os jornalistas. Na cerimónia dos Prémios Gazeta 2023, realizada no Grémio Literário, em Lisboa, o Presidente da República destacou o impacto negativo das condições precárias de trabalho e salários na vida dos profissionais do setor.

O Presidente relembrou problemas semelhantes ocorridos no passado, referindo que “a culpa morre solteira” nas crises que afetam empresas como o Global Media Group e agora a Visão, sublinhando que as consequências recaem sobre os trabalhadores e as suas famílias. Marcelo destacou que ninguém assume responsabilidades — nem proprietários, gestores ou financiadores.

No encerramento do discurso, Marcelo elogiou o “papel heroico” dos jornalistas, reforçando a sua esperança em “melhores notícias do jornalismo português” em 2025. Defensor convicto da liberdade de imprensa, o Presidente assegurou que democracia e liberdade prevalecerão.

A cerimónia também reconheceu o contributo de figuras emblemáticas, como Maria Antónia Palla, que recebeu o Prémio Gazeta de Mérito pelo seu percurso jornalístico e pela defesa dos direitos das mulheres. Marcelo anunciou ainda que a jornalista será condecorada com o grau de grande oficial da Ordem da Liberdade, uma homenagem que considera “justiça há muito devida”.

O evento ficou marcado por um momento de tensão quando Marta Vidal, premiada pela reportagem “A liberdade, lá em cima: os pássaros de Gaza”, dirigiu críticas ao silêncio do Governo e de Marcelo perante o conflito em Gaza. O Presidente respondeu, reforçando o apoio de Portugal à solução de dois Estados e lembrando que o país tem condenado atentados contra os direitos humanitários.

Os Prémios Gazeta, organizados pelo Clube de Jornalistas, têm o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e celebram o melhor do jornalismo português, num momento em que o setor enfrenta desafios profundos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito