Mais perto da saúde mental: Consultas de Psiquiatria chegam à Baixa da Banheira com 23 atendimentos diários
A Unidade de Saúde da Baixa da Banheira inicia consultas de Psiquiatria com 23 atendimentos diários, promovendo maior acessibilidade e cuidados especializados no concelho da Moita.
A Unidade de Saúde da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, realiza 23 consultas de Psiquiatria por dia, melhorando o acesso dos utentes a cuidados especializados.
A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) deu início, no passado dia 4 de dezembro, a consultas médicas de Psiquiatria na Unidade de Saúde da Baixa da Banheira. Esta iniciativa, promovida pelo Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Saúde Mental, visa aproximar os serviços de saúde mental dos utentes, com especial enfoque na acessibilidade e qualidade dos cuidados.
Segundo Gláucia Lima, Diretora do CRI de Saúde Mental, “a descentralização destas consultas nos centros de saúde promove uma maior acessibilidade para os utentes”, respondendo às necessidades da população local. Estas consultas serão realizadas semanalmente por dois médicos psiquiatras, com a ambiciosa meta de 23 atendimentos diários.
No mesmo dia, a ULSAR expandiu também a prestação de cuidados domiciliários aos utentes dos concelhos do Barreiro e Moita, reforçando o apoio direto a quem mais precisa.
A criação do CRI de Saúde Mental na ULSAR faz parte de um projeto-piloto que abrange 15 serviços de saúde mental em todo o país. Este modelo, implementado desde junho, pretende aumentar a eficiência, produtividade e satisfação dos doentes e dos profissionais. A estrutura conta com uma equipa multidisciplinar de 64 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.
Com esta medida, o concelho da Moita beneficia de um acesso mais próximo e humanizado à saúde mental, reforçando o compromisso da ULSAR em oferecer cuidados de excelência.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito