País

Mais de 1.700 pessoas em situação de vulnerabilidade conseguiram emprego em 2024 através do Programa Incorpora

Oportunidade e inclusão: como o Programa Incorpora está a transformar vidas em Portugal

Em 2024, 1.746 pessoas em situação de vulnerabilidade conseguiram entrar no mercado de trabalho em Portugal graças ao Programa Incorpora, uma iniciativa da Fundação” la Caixa”, em parceria com o BPI e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O sucesso deste programa foi possível devido à colaboração de 906 empresas que assumiram um compromisso com a responsabilidade social e a inclusão no mercado de trabalho.

Mesmo com a recuperação económica e a subida dos níveis de emprego, muitas pessoas ainda enfrentam barreiras significativas para conseguir trabalho, seja por motivos socioeconómicos, culturais, de saúde, idade, deficiência ou falta de qualificação. O Programa Incorpora, que está ativo em Portugal desde 2018, tem sido um fator essencial para romper com estas dificuldades, promovendo a inserção laboral e a inclusão social de quem mais precisa.

A chave do sucesso do Incorpora está no trabalho de 52 entidades sociais e 107 técnicos especializados que criam planos personalizados para cada candidato, ajudando-os a integrar-se no mercado de trabalho. Estes itinerários personalizados valorizam o potencial individual e incentivam a autonomia, permitindo que cada pessoa encontre um caminho profissional adequado ao seu perfil e necessidades.

As empresas que aderiram ao programa não apenas criam oportunidades de emprego para quem enfrenta dificuldades, mas também promovem ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos. Ao fazê-lo, reforçam o seu papel na responsabilidade social, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente nos temas de trabalho digno, crescimento económico e redução das desigualdades.

Segundo Marc Simón, Subdiretor Geral da Fundação” la Caixa”, “O Incorpora estabelece parcerias entre o setor empresarial e entidades sociais, promovendo a diversidade e incentivando a inclusão. Este modelo impacta territórios e transforma vidas”.

O programa tem gerado impacto em vários setores, incluindo hotelaria e restauração, comércio, construção civil, serviços de limpeza, jardinagem e serviços de apoio social. Ao longo do ano, o Programa Incorpora possibilitou a entrada no mercado de trabalho de centenas de pessoas em todo o território nacional, ajudando a mudar realidades e a abrir portas para um futuro melhor.

ReIncorpora: um novo começo para ex-reclusos

Entre os projetos ligados ao Incorpora, destaca-se o ReIncorpora, que foca na reintegração de pessoas que passaram pelo sistema prisional. Em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, este programa oferece itinerários personalizados para fortalecer competências, confiança e motivação, preparando os participantes para um novo futuro profissional.

Depois de um projeto-piloto em 2023 em quatro estabelecimentos prisionais da Área Metropolitana de Lisboa, o ReIncorpora expandiu-se em 2024 para três prisões no distrito do Porto. Como resultado, 36 ex-reclusos conseguiram trabalho este ano, abrindo caminho para a reinserção social e profissional.

Desde o seu lançamento em Portugal, o Programa Incorpora ajudou mais de 9.500 pessoas em situação de vulnerabilidade a encontrar emprego, graças ao envolvimento de 52 entidades sociais e mais de 3.100 empresas. Este modelo de colaboração reafirma o compromisso da Fundação” la Caixa” com uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.

A Fundação”la Caixa”, que chegou a Portugal em 2018 com a entrada do BPI no grupo CaixaBank, destinou 50 milhões de euros em 2024 para projetos sociais, investigação, educação e divulgação cultural e científica. Este compromisso demonstra o impacto crescente da organização na transformação social e na inclusão laboral em Portugal.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

3 Comentários

  1. Não esqueçam que muitos destes ” empregos” são e foram temporários, alguns em recibos verdes que não deram qualquer garantia nem perspectivas de estabilidade laboral.

  2. Não esqueçam que muitos destes ” empregos” são e foram temporários, alguns em recibos verdes que não deram qualquer garantia nem perspectivas de estabilidade laboral.