AlcocheteCrime
Em Destaque

Mais 600 kg de Amêijoa-Japonesa apreendida em Alcochete

Operação da GNR em Alcochete resulta na apreensão de 600 quilos de amêijoa-japonesa sem documentação, destacando riscos à saúde pública.

No passado dia 11 de junho, o Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Alcochete, realizou mais uma importante apreensão de mais de 600 quilos de amêijoa-japonesa. A operação ocorreu durante uma ação de patrulhamento de rotina, quando os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) identificaram um veículo transportando os bivalves sem o documento de registo obrigatório.

A falta de documentação levantou sérias preocupações sobre a rastreabilidade dos bivalves, fundamental para assegurar que todas as normas de segurança alimentar foram seguidas. Sem esse controle, os bivalves podem representar um risco significativo para a saúde pública, devido à possível contaminação com toxinas perigosas.

A captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo”, alertou a GNR em comunicado oficial.

Na sequência das diligências, foi identificado um homem de 43 anos, autuado por falta de documento de registo. Os bivalves apreendidos serão submetidos a uma verificação higiossanitária e, posteriormente, destruídos para garantir que não entrem no mercado de consumo.

A GNR relembra ainda a importância do cumprimento rigoroso das normas de captura, transporte e comercialização de bivalves. “O documento comprovativo da origem é fundamental para a prevenção da introdução irregular destes produtos no consumo”, destacou a GNR, enfatizando que medidas rigorosas são essenciais para proteger a saúde pública.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito