AtualidadeCrimeMundo

Mãe de aluno agride diretora de escola em Cabo Verde

A diretora da Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV), Suzana Maximiano, foi agredida na passada quarta-feira, 12 de Outubro, por uma mãe e encarregada de educação cabo-verdiana, por não ter sido possível matricular o seu filho na escola.

“Os professores ficaram todos indignados, a senhora antes de me agredir fez questão de me perguntar se eu era a Diretora da Escola Portuguesa [de Cabo Verde, EPCV], se eu era a Suzana Maximiano. Portanto, isto é uma agressão não só à Suzana Maximiano enquanto pessoa, como também à diretora da escola e a todo o projeto de cooperação que está aqui em causa”, em declarações à Lusa.

A agressora, mãe de um aluno que estudou no estabelecimento durante os anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022 acumulou cerca de 70.000 escudos em dívida, o equivalente a 630 euros.

“Já o primeiro ano pagou com muita dificuldade e neste ano [2021/2022] não pagou nada. Foi-lhe dado prazos sucessivos para efetuar esse pagamento, o limite era meados de julho, quando fosse das renovações das matrículas. Não o fez, nós demos-lhe mais prazo, até 30 de setembro, não cumpriu. Nessa altura pagou as refeições de 2020/2021, que estavam em atraso ainda, mas não pagou nada relativo a 2021/2022″, justificou a diretora.

No decorrer da situação, a diretora foi ameaçada na escola, na passada quarta-feira, pela mãe do aluno, “sobre o que ia fazer”. A docente admite ter desvalorizado o sucedido e mais tarde foi surpreendida à porta de casa pela encarregada de educação. “Aparece a bater à porta a pedir para falar comigo. E agride-me, pronto. Eu não estava à espera, do nada agrediu-me com quatro bofetadas na cara. Tenho testemunhas, fui logo para a Polícia Nacional dar conta do ocorrido, fui ao hospital, porque fiquei com tonturas e com desequilíbrios, o caso está a seguir os trâmites legais”

A professora retomou as suas funções e voltou a lecionar, agora com mais cuidados do que o habitual, “mas como é óbvio tenho mais cuidado, não ando sozinha na rua, por exemplo”.

A escola é suportada pelo Orçamento do Estado português no âmbito de um acordo bilateral de cooperação com Cabo Verde, sendo considerada uma instituição de referência no país.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito