
Luísa Todi, aclamada como uma das mais notáveis cantoras líricas portuguesas, é a figura central da nova exposição bibliográfica e documental na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Até ao próximo dia 31 de janeiro, os visitantes podem mergulhar no legado desta artista que marcou a história da música portuguesa e internacional.
Integrada no projeto municipal “Autor do Mês”, a mostra reúne cerca de vinte obras de autores que exploraram a vida e a arte de Luísa Rosa de Aguiar Todi, nascida em 9 de janeiro de 1753, em Setúbal. Conhecida pelo seu talento único, Luísa Todi destacou-se como uma das raras artistas nacionais a alcançar renome além-fronteiras.
Após o terramoto de 1755, a família mudou-se para Lisboa, onde o pai começou a trabalhar como copista no Teatro do Conde de Soure, junto ao Bairro Alto. Foi neste ambiente artístico que Luísa deu os primeiros passos na interpretação, estreando-se como atriz cómica em 1768, com a peça “Tartufo”, de Molière. Contudo, o casamento em 1769 com o violinista e compositor Francesco Todi marcou uma mudança na sua trajetória, levando-a a dedicar-se ao canto, onde construiu uma carreira brilhante.
A exposição “Autor do Mês — Luísa Todi” pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e aos sábados a partir das 14h00. É uma oportunidade única para descobrir mais sobre esta figura icónica que continua a inspirar gerações.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito