Economia

Lugares na CGD e Banco de Portugal decididos em 2025

Novo Governo terá que nomear já em 2025 os lugares de Governador do Banco de Portugal e o administrador da Caixa Geral de Depósitos.

Será já em 2025 que o novo Governo de Luís Montenegro terá que fazer duas nomeações importantes no setor financeiro do país.

As nomeações passam pela nova administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a nova administração do Banco de Portugal. Atualmente a administração da CGD é liderada pelo social-democrata Paulo Macedo, que terminará o seu mandato já no fim deste ano.

O Governo, sendo o maior acionista do banco público, terá que marcar uma assembleia-geral para nomear a nova administração, que deve ter lugar em maio do próximo ano.

No caso do Banco de Portugal, o regulador da banca, o primeiro mandato do socialista Mário Centeno terminará no verão de 2025, ao que se sabe, o Governo do PSD/CDS não deverá formalizar o convite para o atual Governador continuar no lugar.

É conhecido que o PSD sempre esteve contra a transferência direta de Centeno das Finanças para o Banco de Portugal, criticando na altura a falta de independência do Governador quando foi conhecido que António Costa iria propor o seu nome para seu sucessor no governo, aquando da sua demissão como primeiro-ministro. Muitas foram as vozes que se levantaram contra essa sugestão apresentada em Belém a Marcelo Rebelo de Sousa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito