Economia

Lucros da Galp aumentam 86% para 608 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano

A Galp anunciou que obteve um lucro de 608 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa uma subida de 86% face ao mesmo período do ano passado, e de 187 milhões no terceiro trimestre, mais 16%.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre os resultados do primeiro trimestre e dos primeiros nove meses do ano da petrolífera, a Galp apontou que “os resultados no terceiro trimestre reflectem um forte desempenho operacional em todos os segmentos de negócio, com actividades de ‘Upstream’ e Industrial a capturar o forte ambiente macro”.

O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) nos primeiros nove meses subiu 73%, para 2,9 mil milhões de euros, enquanto o do terceiro trimestre subiu 29%, face ao mesmo período do ano anterior, para 784 milhões de euros.

Em termos contabilísticos, o grupo registou 1.122 milhões de euros nos primeiros nove meses, que comparam com um resultado negativo em 102 milhões, no mesmo período do ano passado.

A Galp deverá no entanto ser abrangida pela taxa sobre lucros excessivos (diferença entre 2022 e a média dos três anos anteriores), a chamada ‘windfall tax’, decidida pela Comissão Europeia, e que em Portugal recebeu o nome de Contribuição Temporária de Solidariedade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito