AlmadaPolítica

LIVRE exige mais barcos, comboios e metro até à Costa de Caparica e Seixal

Deputado Paulo Muacho critica insuficiências do Governo na Margem Sul e reclama investimento urgente no transporte público.

O partido LIVRE defendeu esta quarta-feira, em Cacilhas, a necessidade de reforçar os transportes públicos no distrito de Setúbal, com especial foco em Almada. A proposta inclui mais barcos no Tejo, o prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica e ao Seixal, e mais carruagens na Fertagus.

A posição foi apresentada durante uma roda de conversa promovida pelo partido na Casa das Artes, em Cacilhas, com a participação da Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul e da associação Inspira Mobilidade.

O deputado do LIVRE eleito por Setúbal, Paulo Muacho, marcou presença e foi crítico quanto às políticas atuais: “O Governo da AD pegou numa boa ideia do LIVRE, como o Passe Ferroviário Nacional, mas não entendeu que era preciso mais do que isso.” O parlamentar defende que o plano de mobilidade tem de ir além da ferrovia: “Temos de reforçar as carruagens na Fertagus, estender o metro até à Costa e ao Seixal e investir em mais barcos que liguem o Tejo.”

Para o deputado, a participação dos cidadãos é fundamental: “Os executivos têm de ouvir as pessoas. O LIVRE estará cá para isso.”

No seu programa, o LIVRE propõe um Passe de Mobilidade Nacional que conjugue todos os modos de transporte público — rodoviário, fluvial e ferroviário — para facilitar a deslocação dos portugueses em todo o território.

A mobilidade tem sido um dos temas centrais do partido no distrito, numa altura em que se agravam os problemas de sobrecarga nas ligações fluviais entre a Margem Sul e Lisboa, e em que se multiplicam as queixas por falta de respostas eficazes por parte do Governo.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito