Alcácer do SalGrândola

Litoral Alentejano | Cidadãos entregam ‘Carta Verde’ a autarquias sobre melhorias na rede viária

Cidadãos estão preocupados com rede viária

Um grupo de moradores e empresários do litoral alentejano entregou uma ‘carta verde’ aos presidentes das Câmaras de Grândola e Alcácer do Sal com diversas propostas cujo objectivo é diminuir a sinistralidade rodoviária e promover a mobilidade sustentável neste território.

A ‘Carta Verde da Grande Comporta para a Mobilidade Segura’, área assim designada pelos promotores em relação ao território que compreende a zona entre Tróia, Melides, Grândola e Alcácer do Sal, foi entregue na segunda-feira, subscrita por mais de 350 pessoas.

«Trata-se de uma iniciativa da sociedade civil que reúne desde moradores a empresários e investidores que estão preocupados com o aumento dos acidentes, com consequências muito graves e perdas de vida, na zona da Grande Comporta», disse esta quarta-feira à agência Lusa a porta-voz do grupo, a ‘designer’ Guta Moura Guedes.

O «grande desenvolvimento turístico» e o crescimento dos investimentos imobiliários, turísticos e agrícolas», que causa «um fluxo totalmente imprevisto e alarmante de camiões TIR» causam preocupação a este grupo, devido à falta de infraestruturas viárias da região, que, no seu entender, «não estavam preparadas para o aumento do tráfego rodoviário».

O documento, redigido em setembro deste ano, com 16 pontos sobre a debilidade das infraestruturas viárias da região e sete propostas para a melhoria da mobilidade,

«As estradas e vias de acesso são maioritariamente estreitas, grande parte delas sem bermas que possibilitem o desvio em casos de colisão frontal, principal causa dos acidentes mais graves, sendo ainda muitas vezes ladeadas por árvores», além de trechos das estradas onde «a iluminação pública é inexistente ou escassa, cruzamentos mal localizados por estarem perto de lombas ou em locais de má visibilidade, falta de radares de limite de velocidade e a irregular e lenta manutenção das estradas».


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito