EconomiaPaís
Em Destaque

Lítio: BE exige explicações ao Governo sobre investimento milionário em Sines

O Bloco de Esquerda quer ouvir o ministro da Economia, Pedro Reis, no Parlamento, sobre a estratégia industrial do Governo e o investimento na nova fábrica de baterias de lítio em Sines, avaliado em dois mil milhões de euros.

O Bloco de Esquerda (BE) quer que o ministro da Economia, Pedro Reis, compareça na Assembleia da República para explicar o envolvimento do Estado no financiamento da fábrica de baterias de lítio da empresa chinesa CALB, que será instalada em Sines e promete gerar 1.800 postos de trabalho. Segundo os bloquistas, o Governo tem de clarificar se há uma política industrial definida ou se se trata somente de um investimento isolado.

Mariana Mortágua, coordenadora do BE, criticou o Executivo por estar disponível para investir 350 milhões de euros no projeto, sem apresentar uma estratégia global para a economia e a indústria nacional. “Ou o Governo tem uma política industrial e compromete dinheiro público em nome dela, ou não tem e deixa o mercado atuar”, afirmou em conferência de imprensa.

O BE considera que o lítio e as baterias elétricas são tecnologias controversas, não somente em termos de sustentabilidade ambiental, mas também devido à forte disputa geopolítica entre EUA, China e Europa. Mortágua sublinha que esta não é a única aposta do Governo no setor, referindo também o apoio dado à mineração de lítio em Boticas, Vila Real, através da empresa Savannah Resources, que enfrenta forte oposição local.

O debate sobre o futuro da indústria do lítio em Portugal promete continuar aceso, com o BE a exigir mais transparência nas decisões governamentais e na forma como são alocados os fundos públicos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito