Distrito de Lisboa

Lisboa começa a cobrar taxa turística a passageiros de cruzeiros

A partir de hoje, os passageiros que desembarcarem dos navios de cruzeiro em Lisboa serão sujeitos à cobrança de uma taxa turística, anunciada há vários anos, mas que apenas agora entra em vigor.

Os passageiros de navios cruzeiros que atracam em Lisboa vão ser submetidos a uma nova taxa turística a partir de hoje, conforme estabelecido pelas autoridades municipais. Em comunicado, a Câmara de Lisboa avança que a cobrança da Taxa Turística de Chegada por Via Marítima, destinada a passageiros maiores de 13 anos que desembarquem em trânsito nos terminais localizados no Município de Lisboa, finalmente se torna efetiva após anos de debate e planeamento.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, expressou satisfação com a implementação da medida, salientando a sua importância para garantir um equilíbrio justo entre turistas e residentes na cidade. Realçou ainda que a taxa é uma questão de justiça, já que outros visitantes já contribuíam financeiramente mediante taxas turísticas em hotéis e alojamentos.

Carlos Moedas destacou ainda que o turismo só poder ser verdadeiramente benéfico quando todos contribuem para melhorar a cidade. Defendeu ainda que a receita gerada pela taxa é essencial para investir em áreas fundamentais, como a Higiene Urbana, e aliviar a carga fiscal sobre os residentes locais.

A cobrança desta taxa turística de chegada por via marítima representa não apenas uma fonte de receita significativa para a cidade, mas também um passo em direção a uma política de turismo mais sustentável e equitativa. Embora o impacto financeiro para os passageiros seja mínimo, o benefício para a cidade em termos de investimento em serviços públicos essenciais é considerável, proporcionando um equilíbrio mais justo na relação entre os turistas e os residentes de Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito