Lisboa celebra a música portuguesa com bancos de jardim interativos
No Dia Internacional da Música, a Freguesia de Santo António celebra artistas lusófonos com 200 bancos de jardim interativos, onde se podem ouvir clássicos da música portuguesa.
No próximo dia 1 de outubro, a Freguesia de Santo António, em Lisboa, celebrará o Dia Internacional da Música de uma forma inovadora e interativa. Todos os 200 bancos de jardim da freguesia serão redecorados para homenagear alguns dos maiores nomes da música de língua portuguesa. Cada banco contará com a imagem de um artista e três QR codes, que permitirão aos visitantes ouvir diretamente três das suas músicas mais conhecidas, criando uma experiência cultural única ao ar livre.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, explicou que esta iniciativa pretende principal “dar a conhecer a música e a história da música portuguesa”. Ao percorrer os jardins e praças da freguesia, os visitantes poderão descobrir e apreciar canções de grandes nomes da música lusófona, como Rui Veloso, Amália Rodrigues, Caetano Veloso e Antônio Carlos Jobim, entre muitos outros. A ideia é proporcionar uma viagem sonora, celebrando a riqueza e a diversidade musical de Portugal e dos países de língua portuguesa.
A decoração dos bancos, que ficará patente até ao final do mês de outubro, permitirá que qualquer pessoa, através do seu telemóvel, tenha acesso fácil e imediato a músicas clássicas e contemporâneas. Entre os homenageados, estão artistas consagrados como Xutos & Pontapés, Áurea, António Vitorino de Almeida, Van Zee e Richie Campbell. Esta diversidade de géneros e estilos musicais, que vão desde o fado ao rock, passando pela música popular e moderna, pretende também aproximar as diferentes gerações do vasto património musical de língua portuguesa.
A cerimónia de inauguração das celebrações terá lugar no dia 1 de outubro, às 16h, na Avenida da Liberdade, em frente ao antigo edifício do Diário de Notícias. O evento contará com a presença de várias figuras de relevo da música nacional, como Rui Veloso, André Sardet, Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa e Paulo de Carvalho, bem como membros de bandas icónicas como Xutos & Pontapés, Da Weasel e Amor Electro. Após o descerrar simbólico da decoração dos bancos de jardim, uma comitiva descerá a Avenida da Liberdade até ao Parque Mayer, onde, às 17h, se realizará um brinde à música no Teatro Maria Vitória, ao som da banda de covers Miguel Dias e os Pinipons. Durante a atuação, o público terá a oportunidade de ouvir várias das músicas que estarão disponíveis nos bancos interativos.
Vasco Morgado salienta que, embora não tenha sido possível incluir todos os grandes artistas da música lusófona, devido ao número limitado de bancos, “a ideia é continuar nos próximos anos, com novas personalidades a serem homenageadas”. A variedade de artistas selecionados garante uma celebração inclusiva, que abrange diferentes géneros e estilos musicais, dos clássicos aos contemporâneos.
Esta iniciativa de Santo António, que se estenderá por várias semanas, é uma forma de homenagear a música enquanto componente essencial da identidade cultural portuguesa, ao mesmo tempo que aproxima o público das raízes musicais. A música, que nos acompanha em todos os momentos da vida, é aqui celebrada em pleno coração da cidade de Lisboa, proporcionando a quem passa a oportunidade de ouvir, conhecer ou redescobrir a banda sonora das suas vidas.
Além dos artistas referidos, a distribuição dos bancos por quarteirões da Avenida da Liberdade será marcada pela presença de outros grandes nomes da música, como Fafá de Belém, Mariza, Mafalda Veiga, Boss AC, Nelly Furtado, Tony Carreira, entre muitos outros. Em cada quarteirão, os visitantes terão acesso a diferentes seleções de músicos, desde artistas consagrados como Amália Rodrigues e Vinícius de Moraes, até aos novos talentos que marcam o panorama musical atual.
Com esta celebração, Lisboa transforma-se num palco ao ar livre, onde a música em português é rainha, oferecendo a todos os que por ali passam um tributo à história musical dos países de língua portuguesa.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito