Distrito de LisboaPaís

Lisboa assinala centenário da validação da Teoria da Relatividade de Einstein

A Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, foi confirmada com a observação de um eclipse total do Sol a 29 de maio de 1919.
Essa observação ocorreu em duas expedições científicas, uma no Sobral – Brasil, e outra na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, que era na época uma colónia portuguesa e teve o apoio logístico do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Lisboa vai assinalar o acontecimento numa exposição no Museu de História Natural e da Ciência, em palestras no OAL e na Sociedade de Geografia e numa edição filatélica.

A exposição será inaugurada a 16 de maio terá painéis informativos sobre as duas viagens científicas, a resposta de Lisboa à expedição à ilha Príncipe e a Teoria da Relatividade Geral publicada em 1915.

De acordo com a agência Lusa, até 8 de setembro vão estar expostos no museu um telescópio da época, as chapas fotográficas obtidas na observação solar na ilha do Príncipe, o livro de visitas do OAL assinado pelos astrónomos que conduziram as expedições científicas e a correspondência trocada com o observatório astronómico português.



A Sociedade Portuguesa de Física vai dedicar o número de maio da sua revista, a Gazeta de Física, ao eclipse solar total de 1919.

As comemorações vão estender-se em Lisboa até 6 de novembro, data em que será lançado um livro de banda-desenhada com textos de Ana Isabel Simões e ilustrações de Ana Matilde Sousa.




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito