Leitão Amaro defende declarações de Hugo Soares sobre notícias falsas no caso Spinumviva
O Ministro da Presidência, Leitão Amaro, defendeu esta quinta-feira que “os órgãos de comunicação social devem estar sujeitos a escrutínio”, alinhando com as declarações de Hugo Soares sobre a necessidade de “aumentar o controlo sobre as notícias” — uma posição que tem levantado críticas por poder abrir caminho a uma maior interferência do Governo na comunicação social.

Hugo Soares, líder da bancada parlamentar do PSD, disse afirmou que existe a possibilidade de as fontes das notícias sobre Spinumviva tenham sido “inventadas” e que é necessário “aumentar o escrutínio sobre as notícias.
Quando questionado sobre estas declarações na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o Ministro Leitão Amaro diz que considera que “todas as instituições e formas de poder devem ser sujeitas a escrutínio quando há erros, abusos e noticias falsas”.
“Se eu acho que os OCS devem estar sujeitas ao escrutinio a reposta é sim”, reforça o Ministro. Acusa ainda a comunicação social de impedir um debate informado. “Se acharmos que não existe uma linha de fronteira entre boatos e informação vamos estar a impedir o debate claro e informado”.
Sobre uma futura estrutura criada para mediação entre o Governo e a comunicação social o Ministro da Presidência Leitão Amaro – também responsável pelos assunto da comunicação social – diz que “qualquer organização competente monitoriza as suas ações e a sua execução” e que no caso da comunicação deve ser igual – “a comunicação é uma parte principal da ação política”
Ainda em defesa das declarações de Hugo Soares, o Ministro dirige-se ainda aos jornalistas presentes na sala: “Os senhores jornalistas devem receber da parte do Governo comunicações mais sintetizadas possíveis, esta é uma tarefa que fica para décadas”.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







