Desporto

Leão vence Famalicão e só conhece sabor da vitória em 2023/24

O Sporting venceu, este domingo, o Famalicão por 1-0, com golo de Paulinho, e continua o caminho cem por cento vitorioso no campeonato.

A partida assinalava o centésimo jogo de Paulinho com a camisola dos leões. O avançado tem um excelente arranque de Leão ao peito na presente época e, no encontro frente ao Famalicão, voltou a decidir e a confirmar que tenta demonstrar que tem uma maior apetência para o golo esta temporada, especialmente, com a vinda de Viktor Gyökeres.

Esperava-se um encontro complicado em Alvalade, frente a uma equipa que se reforçou esta temporada com ambição redobrada no que diz respeito à classificação.

Na 1.ª jornada, os famalicenses surpreenderam o SC Braga fora de casa e visitavam agora o terreno dos Leões com 4 pontos averbados em 2 jornadas. O Sporting queria dar continuidade ao bom momento, após ter arrancado a liga com 2 triunfos, frente ao Vizela e Casa Pia.

Na equipa leonina, Amorim fez apenas 1 alteração, o reforço Hjulmand entrou para o lugar de Marcus Edwards, com Pedro Gonçalves a juntar-se a Paulinho e a Gyokeres no ataque.

O encontro começou com algumas oportunidades e foi o Famalicão a primeira equipa a aproximar-se da baliza adversária. Gustavo Sá, ao minuto 15’, atirou ao lado da baliza, logo no primeiro remate do jogo.

O Sporting respondeu e podia ter inaugurado o marcador logo à passagem do minuto 19. Jogada de insistência, com Gyokeres a rematar, o guarda-redes do Famalicão defendeu para a frente, e Paulinho na recarga esteve próximo do golo, mas voltou a levar a melhor no duelo, Luiz Júnior.

Os leões insistiram à procura do golo, mas faltou alguma capacidade no último terço para definir. Ao minuto 27′, Gyokeres fugiu do lado direito, mas o dianteiro sueco falhou o cruzamento quando Paulinho tinha tudo para efetuar o golo. Face às alterações implementadas por Amorim, ia faltando definição à equipa leonina. No entanto, ao Sporting não iam faltando oportunidades. Paulinho, novamente, esteve próximo de fazer o gosto ao pé, depois de um lance de insistência de Ricardo Esgaio, mas falhou o remate.

Só ia a dar Sporting, com o Famalicão a remeter-se à sua zona defensiva. Gyökeres tentou dar um ar da sua graça, numa bela jogada da sua autoria. Após tirar um adversário do caminho, disparou um remate forte que Luiz Júnior defendeu para a frente. Na sequência da jogada, Pedro Gonçalves meteu a bola em Paulinho e Luiz Júnior foi chamado a intervir novamente.

A primeira parte terminou com a partida empatada a 0, mas com o Sporting com oportunidades mais do que suficientes para fazer o golo. No segundo tempo, o Famalicão entrou bem e criou perigo na reentrada da 2.ª parte, mas Ricardo Esgaio conseguiu limpar a jogada, a tempo.

O Sporting tentou subir linhas na tentativa de chegar à vantagem. Na sequência de um pontapé livre, Pedro Gonçalves atirou à barra. Três minutos depois e, o Sporting chegou mesmo ao golo e pelo protagonista do costume, Paulinho. Livre da direita por parte de Nuno Santos, Sebastián Coates ganhou no ar ao segundo poste, e no meio da pequena área o dianteiro apareceu a cabecear, no 4.º golo em três jornadas da I Liga.

Mais tarde, em novo livre na zona frontal, Gyokeres disparou forte, mas Luiz Júnior opôs-se com categoria. Amorim mexeu, tentando refrescar a equipa, em diferentes momentos. Saíram Nuno Santos, Ricardo Esgaio e Hjulmand, entraram Geny Catamo, Matheus Reis e Daniel Bragança.

Ainda assim, o Sporting não conseguiu matar o jogo e fazer o 2-0. E sem fazer o segundo, o resultado mantinha-se em aberto.

Aos 72′, ainda se pediu grande penalidade em Alvalade a favor do Sporting, mas mandou seguir André Narciso, após consultar as imagens. Aos 86′, Bragança dispôs se de boa oportunidade num remate de pé direito, mas Luiz Júnior voltou a opor-se. Já em cima do minuto 90 + 4, Pedro Gonçalves, na marca de penálti, não conseguiu novamente bater o guarda-redes do Famalicão.

Com este resultado, o Sporting somou a 3.ª vitória no campeonato em outros tantos jogos, depois da vitória pela margem mínima. Já o Famalicão, de João Pedro Sousa, soma 1 vitória, 1 empate e 1 derrota no campeonato.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito