Agenda

LASA revela o tesouro histórico de Setúbal

A LASA vai apresentar um tesouro visual: um álbum histórico com 17 fotografias raras de Setúbal, datadas de 1867. A cerimónia de lançamento está marcada para sexta (17/05) às 21h00 na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão está a procurar um tesouro visual extraordinário: um álbum histórico com 17 raras fotografias tiradas em Setúbal no ano de 1867. O evento emocionante está agendado para a sexta-feira, 17 de maio, às 21h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

Este álbum, elaborado pelo militar Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva, do Batalhão de Caçadores 1 de Setúbal, é parte do acervo da biblioteca há bastante tempo, mas somente foi recentemente reconhecido a sua verdadeira relevância histórica. Diogo Ferreira, historiador local, identificou não somente 12, como inicialmente pensava, mas também 17 fotografias neste conjunto, despertando o interesse da LASA em publicar este trabalho e compartilhar este legado cultural com o público.

O álbum, agora relançado em formato digital pela LASA, apresenta uma visão única da cidade e dos seus arredores na segunda metade do século XIX. Antero de Seabra tirou fotos de lugares importantes em Setúbal, como os passos, as igrejas e o gasómetro. Este conjunto valioso de imagens nos permite compreender melhor a configuração e a evolução da cidade ao longo dos anos.

O álbum também inclui textos de Francisco Borba, Diogo Ferreira e António Cunha Bento, que relacionam a relevância histórica das imagens, o contexto social de Setúbal na década de 1860 e o percurso artístico e biográfico de Antero de Seabra.

Este lançamento proporciona uma agradável viagem no tempo, permitindo-nos revisitar Setúbal como era em 1867 através das lentes de um dos pioneiros da fotografia em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito