Sesimbra

Lançamento do Tombo da Vila de Sesimbra revela tesouro histórico

No Cineteatro Municipal João Mota, um evento histórico marcou o lançamento do livro Tombo da Vila de Sesimbra – O Legado. Este compêndio inédito desvenda detalhes preciosos sobre a história do concelho, dos séculos XIII ao XVI, em dois volumes ricamente ilustrados.

A cerimónia atraiu diversas personalidades, incluindo eleitos locais, investigadores e entusiastas da história regional, sublinhando o interesse despertado por esta iniciativa singular.

O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, destacou a relevância desta obra para a compreensão da identidade local, afirmando: “É um dia único e extraordinário para a vila e para o concelho de Sesimbra.

Fernanda Rodrigues, do Arquivo Municipal de Sesimbra, salientou a importância do Tombo para a compreensão não apenas da história local, mas também regional e nacional, abrangendo os séculos XII ao XVI.

Anabela Ribeiro, do Gabinete de Restauro e Conservação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, elogiou a qualidade do trabalho realizado, incentivando a adesão da autarquia à Rede Portuguesa de Arquivos.

Fernanda Olival, do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades, destacou o pioneirismo da Câmara Municipal de Sesimbra neste projeto e anunciou planos de digitalização para uma consulta mais ampla.

Este “monumento documental“, como descreveu o medievalista José Augusto Oliveira, é uma leitura essencial para compreender a história, cultura e identidade de Sesimbra.

O lançamento foi precedido por uma visita guiada ao Castelo de Sesimbra, com a presença de reconhecidos historiadores e investigadores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito