AgendaSesimbra

Lançamento do livro ‘Tombo da Vila de Sesimbra – O Legado’

O lançamento do livro do ‘Tombo da Vila de Sesimbra – O Legado’ realiza-se no dia 11 de maio, sábado, no Cineteatro Municipal João Mota, na vila de Sesimbra.

A obra é uma fonte histórica inédita e valiosa que oferece uma visão detalhada da história e memória do concelho de Sesimbra, com a baliza temporal do século XIII-XVI, apresentada em dois volumes ricamente ilustrados e documentados.

O Tombo Velho da Vila de Sesimbra de 16 de novembro de 1434 é composto por dezenas de documentos, integrados em 125 fólios, escritos em pergaminho, em tinta ferrogálica e capeamento de pele de couro, constituindo um verdadeiro “monumento documental”, nas palavras do medievalista José Augusto Oliveira.

Este códice, fazendo uso do seu significado de arquivo, e símbolo da identidade municipal, contém registos de bens, com valor excecional concelhio, quer pelo seu valor histórico, artístico, paisagístico ou simbólico, onde constam informações a respeito do funcionamento da comunidade, designadamente, impostos, aplicação da justiça, portagens, identificação das terras de pão, arrendamentos, pesca, e o relacionamento com os concelhos vizinhos, e o complexo equilíbrio entre o poder concelhio, régio e eclesiástico.

O programa do lançamento inclui uma visita guiada ao Castelo de Sesimbra, às 09h30, com Rui Mesquita Mendes, historiador, investigador e colaborador do ARTIS – Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do «Grupo de Estudos de Lisboa» da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e João Costa, investigador integrado no Centro de Humanidades e no Centro de Estudos Históricos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Segue-se depois a apresentação do livro, pelas 15h00, no Cineteatro Municipal João Mota, que contará com as participações, na sessão de abertura, de Fernanda Rodrigues, chefe da Divisão de Arquivo e Documentação da Câmara Municipal de Sesimbra, Hermínia Vilar, reitora da Universidade de Évora, Silvestre Lacerda, diretor da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

A Introdução ao Tombo Medieval da Vila de Sesimbra será feita por Pedro Pinto, investigador, paleógrafo e membro do Centro de Estudos Históricos e do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e por Fernanda Rodrigues, chefe da Divisão de Arquivo e Documentação da Câmara Municipal de Sesimbra.

Às 16h30, lugar para a apresentação «Na Génese do Tombo da Vila de Sesimbra: Assembleia Vicinal de 16 de Novembro de 1434», por José Augusto Oliveira, Instituto de Estudos Medievais e Centro de Estudos Históricos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Pelas 17h00 «Em Jeito de Síntese… a Ordem de Santiago em Sesimbra dos Séculos XIII-XVI e do Conflito Latente à Vizinhança Pacífica: o Concelho de Sesimbra, entre Homólogos na Península de Setúbal Séculos XII-XVI» por João Costa, investigador integrado no Centro de Humanidades e no Centro de Estudos Históricos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito