DestaqueSesimbra
Em Destaque

Lagoa de Albufeira: município envia nova mensagem perante “ausência de respostas.”

Sesimbra quer previsão urgente para o desassoreamento da Lagoa de Albufeira. Na ausência de resposta, o município enviou uma nova mensagem ao Ministério do Ambiente.

O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, enviou na sexta-feira passada, uma nova missiva ao Ministério do Ambiente na qual dá conta do agravar da situação da Lagoa de Albufeira.

Há anos que a população pede ao Governo o “desassoreamento” do canal da Lagoa e uma “intervenção mais estrutural”.

No dia 29 de julho, a Câmara já havia enviado outro comunicado à Ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho.

Após o comunicado, o Gabinete da Ministra informou estar a par da situação na Lagoa de Albufeira que iria agendar uma visita para breve.

Na nova comunicação, Francisco Jesus alerta para a “ausência total de respostas por parte da Agência Portuguesa de Ambiente (APA)”.

Segundo o município, a falta de resposta causa um “alarme social que faz com que muitos cidadãos coloquem em causa, inclusive, os registos laboratoriais das análises à qualidade da água, e evitem frequentar a praia.”, lê-se na publicação da Câmara de Sesimbra.

A 2 de agosto, a Câmara instalou um outdoor na região e associou-se a um abaixo-assinado promovido pelos moradores da Lagoa de Albufeira e pela junta de Freguesia do Castelo pelo desassoreamento da Lagoa. No dia 27 de julho houve uma manifestação com o mesmo propósito.

No novo comunicado, Francisco Jesus reclama que seja indicado “o(s) dia(s) previsto(s) para a urgentíssima reabertura do canal da Lagoa de Albufeira ao Mar;” e “que seja urgentemente tramitado o procedimento pré-contratual, com indicação de prazos, para a Operação de Abertura ao Mar de Maiores Dimensões e Desassoreamento da Lagoa de Albufeira.”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito