Julgamento de agente da PSP acusado do homicídio de Odair Moniz foi adiado
Odair Moniz foi atingido a tiro a 21 de outubro de 2024

O julgamento do agente da PSP suspeito do homicídio de Odair Moniz, que ocorreu em outubro do ano passado, estava marcado para esta quarta-feira, mas foi adiado para a próxima semana.
O julgamento irá começar no dia 22 de outubro, no Tribunal de Sintra, pelas 09h15, por motivos de saúde do advogado.
Para a primeira sessão estão agendadas as declarações de cinco testemunhas, que incluem moradores da Cova da Moura, Amadora.
Odair Moniz morreu na Cova da Moura, vítima de dois tiros alegadamente disparados pelo agente da PSP a 21 de outubro de 2024.
Segundo a acusação, o cabo-verdiano de 43 anos residente no Bairro do Zambujal tentou fugir da PSP e resistir à detenção, e segundo o comunicado oficial divulgado pela Direção Nacional da PSP, o homem teria «resistido à detenção» e tentado agredir os agentes «com recurso a arma branca».
Da parte do Ministério Público, a acusação aponta que «o primeiro tiro terá sido disparado a uma distância entre os 20 e os 50 centímetros e atingiu a zona do tórax, e que o agente da PSP disparou uma segunda vez, já a uma distância entre os 75 centímetros e um metro, atingindo a zona da virilha».
Para o Ministério Público, «o agente acusado de homicídio sabia que a conduta de disparar, por duas vezes, a curta distância do corpo de Odair era apta a atingir o corpo deste.
Apesar de tal conhecimento, o arguido, com o propósito de afastar Odair Moniz de si e poder imobilizá-lo, quis atingir com dois projéteis o corpo deste», segundo a procuradora responsável pelo inquérito Patrícia Agostinho, citada pela Lusa.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







