Distrito de Braga

Jovens assumem papel decisivo na Assembleia Municipal de Esposende

Fórum dá voz a crianças e jovens em Esposende num debate interessante entre os seus intervenientes.

Hoje, no Fórum Rodrigues Sampaio, em Esposende, realizou-se a Assembleia Municipal Temática dedicada às crianças e jovens do concelho. Este evento, parte da iniciativa “Brincar é Coisa Séria!” e celebrado no Dia Mundial da Criança, permitiu que estudantes do 3.º ciclo, ensino secundário e profissional assumissem funções de deputados municipais.

A sessão, intitulada “Viver Abril na Educação — Caminhos para uma Escola plural e participativa”, enfatizou a participação ativa e a responsabilidade compartilhada, reconhecendo crianças e jovens como cidadãos com direito a uma participação efetiva. Este esforço visa envolver os mais novos nos processos decisórios sobre temas que os afetam, promovendo uma consciência de cidadania ativa para o futuro.

O evento começou com a apresentação do hino “Brincar é Coisa Séria!”, com letra de João Manuel Ribeiro e música de Telmo Marques, interpretado pelo Coro de Iniciação Musical do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira. O hino está disponível ‘online’ para visualização.

Carlos Silva, presidente da Assembleia Municipal, destacou a importância desta assembleia para aproximar os jovens do funcionamento das instituições e incentivá-los a participar na vida política do país. Durante a sessão, várias propostas foram apresentadas pelos alunos, abordando temas como a comemoração do Dia do Estudante, a construção de um pavilhão multiusos, a promoção da educação para a diversidade, e a disponibilização de pequenos-almoços gratuitos.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, elogiou as propostas focadas na inclusão, igualdade e multiculturalidade. Destacou a intenção de melhorar as condições das escolas e a abertura para construir um multiusos e requalificar pavilhões desportivos. Sobre os transportes escolares e serviços de pequenos-almoços, Pereira sublinhou a responsabilidade do Estado em garantir a igualdade.

Concluindo a sessão, Benjamim Pereira incentivou os jovens a participar ativamente nas assembleias municipais e a exercerem o direito de voto quando atingirem a idade apropriada. A Assembleia Municipal Temática reafirmou o compromisso para Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU, promovendo uma maior intervenção dos jovens na vida comunitária.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito