CrimeDestaqueDistrito de Leiria
Em Destaque

Jovem em Leiria inventa assalto violento e acaba como arguida

Uma jovem de 18 anos, que denunciou um assalto com arma branca e roubo de 1000 €, foi apanhada em contradição e constituída arguida pela PSP de Leiria.

Uma jovem de 18 anos, residente em Leiria, foi constituída arguida pela Polícia de Segurança Pública (PSP) após denunciar um assalto falso na via pública. O caso ocorreu no dia 9 de fevereiro de 2025, quando a jovem contactou as autoridades alegando ter sido vítima de um crime violento.

Segundo a denúncia, dois indivíduos a teriam abordado na rua pelas 17h00, um deles empunhando uma arma branca, obrigando-a a entregar códigos do telemóvel e das aplicações bancárias, permitindo a realização de levantamentos num total de 1000 €. O caso gerou imediata mobilização das forças de segurança para identificar os supostos criminosos.

Contudo, durante a investigação, as imagens do sistema de videovigilância (CCTV) da cidade revelaram que o crime nunca aconteceu. Face às contradições e evidências recolhidas, a jovem acabou por ser constituída arguida pelo crime de simulação de crime e sujeita a Termo de Identidade e Residência.

A PSP de Leiria revelou ainda que, só em 2025, já identificou cinco cidadãos por falsas denúncias de crimes, alertando para as consequências legais deste tipo de atos. Além de serem ilícitos criminais, estas falsas participações desviam recursos essenciais da polícia, prejudicando investigações de crimes reais que necessitam de uma resposta rápida e eficaz.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


comentário