CulturaMontijo

José Pacheco Pereira debate Direitos Humanos no Montijo

Amanhã, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Câmara Muncipal do Montijo recebe o historiador e comentador José Pacheco Pereira, para uma conversa-debate sobre os desafios do presente.

Pelas 19h desta terça-feira, na Ermida de Santo António (edifício da Câmara Municipal do Montijo), inaugura-se também a exposição “Humanos Apesar de Tudo”, da associação Memorial, uma organização russa de defesa dos direitos humanos distinguida em 2022 com o Prémio Nobel da Paz. Em seguida, José Pacheco Pereira iniciará a sua palestra sobre os principais desafios com que nos deparamos no presente, nomeadamente em matérias de direitos humanos.

Esta iniciativa integra-se na Mostra Que Somos Humanos, uma iniciativa promovida pela Associação Somos Humanos, que leva debates e filmes a diferentes localidades ao longo dos próximos dias.

Na quarta-feira, dia 11, (ainda na Ermida, no Montijo), será exibido o filme Red África, de Alexander Markov, um filme feito com imagens de arquivo sobre a Propaganda soviética em África, durante o final da colonização e o final da guerra fria. A sessão terá um debate com o realizador, moderado por Paulo Portugal.

Já na quinta-feira, dia 12, às 10h, decorre ainda uma aula aberta na Nova-FCSH, em Lisboa, com a projeção do filme A Fidai Film, do cineasta palestiniano Kamal Aljafari. Uma iniciativa que se integra no âmbito do Grupo de Trabalho Cinema & Política / CineLab. Uma segunda aula aberta irá decorrer no dia 19 (desta vez às 12h), com a presença do realizador e investigador Felipe Peres Calheiros para o debate “O Cinema e o Outro” e a projeção de quatro curtas.

Por fim, na sexta-feira, dia 13, é a vez do Barreiro acolher a Mostra Que Somos Humanos, na Associação ADAO (Rua da Recosta, 1). Será aí, às 19h que o investigador e realizador Pedro Florêncio e uma equipa de alunos da FCSH irão debater “O Cinema como um Corpo Vivo” a partir da projeção do filme coletivo Na Trafaria. O mesmo filme será projetado, em Almada, num contexto escolar, já no início de janeiro de 2025.

Paulo Portugal


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito