Joana Vasconcelos com presença permanente em Santiago do Cacém
“El Matador” é uma escultura representativa de S. Tiago Maior, da autoria de Joana Vasconcelos, e encontra-se em exposição permanente no edifício-sede do Município.
A obra dedicada ao patrono S. Tiago Maior está na sede do Município de Santiago do Cacém desde o dia 25 de julho. Joana Vasconcelos criou esta obra em 2007 para a exposição “No Caminho Sob as Estrelas-Santiago e a Peregrinação a Compostela”, que esteve na Igreja Matriz de Santiago do Cacém.
A escultura pode ser visitada durante a semana entre as 8h30 e as 16h30, assim como as pinturas de artistas plásticos locais que a acompanham.
Joana Vasconcelos é reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais e coloridas.
Esta obra exibe uma certa sensualidade. A artista visou sintetizar numa escultura as diferentes “faces” de um Santo muito representado nas artes da pintura e escultura, ao longo de séculos.
A “multiplicidade de leituras” deste apóstolo que foi um peregrino paciente e generoso, e um valente guerreiro que ganhou o cognome de Santiago “Matamouros” foi o que visou representar a artista, que viu em São Tiago uma “personagem muito interessante e cativante”, revelou ao Público.
A obra representa São Tiago Maior, aqui chamado “El Matador”, em tronco nu, com uma mão na cintura e outra a segurar um bastão de peregrino. O apóstolo veste um tecido parecido com croché, transparente, e assume um olhar “cortante”, descreveu a artista.
Depois de alguns anos fora do olhar do público, a escultura está agora instalada na sede do Município de Santiago do Cacém. O “El Matador” pode ser apreciado por turistas e residentes do município.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito