IPO Lisboa e Rede Expressos já realizaram mais de 500 viagens para doentes oncológicos
Protocolo entre o IPO Lisboa e a Rede Expressos facilitou mais de 500 deslocações em apenas um mês. Iniciativa garante tarifas reduzidas para doentes em tratamento e acompanhantes.
Mais de 500 viagens no primeiro mês do protocolo entre o IPO de Lisboa e a Rede Expressos
Já se realizaram mais de 500 viagens no âmbito do protocolo entre o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO de Lisboa) e a Rede Expressos. Esta ligação entrou em vigor a 25 de março e permite tarifas reduzidas para doentes oncológicos e acompanhantes nas deslocações de e para Lisboa.
As entidades envolvidas divulgaram este balanço em que consideram que os números demonstram uma forte adesão à iniciativa e evidenciam a necessidade de soluções de mobilidade acessíveis, principalmente para quem necessita de tratamentos frequentes.
Ademais, o protocolo permite aos utentes do IPO Lisboa e a um acompanhante viajar com uma tarifa fixa nas ligações para Lisboa (Sete Rios). Para tal, devem apresentar uma declaração emitida pela unidade hospitalar no momento da compra dos bilhetes nas bilheteiras da transportadora.
“Conseguiram deslocar-se com menos preocupação e maior conforto”
A presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, Carla Gonçalo, destaca que a medida representa “mais um passo no compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida dos nossos doentes”.
Segundo a responsável, a criação de soluções de mobilidade mais acessíveis e ajustadas às necessidades dos utentes contribui para maior conforto, autonomia e melhor gestão dos recursos disponíveis.
Também Nelson Silva, diretor-geral da Rede Expressos, sublinha o impacto social da iniciativa. O diretor refere, portanto, que “mais do que números, estas 500 viagens representam pessoas concretas que conseguiram deslocar-se com menos preocupação e maior conforto“.
Modelo poderá alargar-se a Porto e Coimbra
O sucesso da iniciativa levou já ao alargamento do diálogo a outras unidades oncológicas do país. Aliás, a Rede Expressos convidou o IPO do Porto e o IPO de Coimbra a integrarem este modelo de apoio à mobilidade.
Paralelamente, a transportadora revelou que recebeu diversos pedidos de passageiros para que a solução possa estar igualmente disponível nas ligações com Porto e Coimbra, reforçando o potencial de expansão do protocolo.
As entidades envolvidas reiteram agora o compromisso de continuar a melhorar as condições de deslocação dos doentes oncológicos. Dessa forma, poderão continuar a promover um acesso mais digno, humano e justo aos cuidados de saúde.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







