Investimento no Azores Retail Park impulsiona economia de Ponta Delgada e cria 550 novos empregos
O Azores Retail Park marca uma nova fase económica em Ponta Delgada, com 550 empregos e 11 novas lojas.
A confiança no potencial económico de Ponta Delgada foi reforçada com o arranque da construção do Azores Retail Park, um projeto que irá gerar 550 postos de trabalho e abrir 11 novas unidades comerciais na freguesia de São Sebastião. O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, enalteceu a importância deste investimento durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra, realizada na presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e do Presidente do Conselho de Administração da Vigent, Sérgio Silva.
“Somos um concelho onde é bom investir”, destacou o autarca, atribuindo esta atratividade às políticas de baixa fiscalidade implementadas pela autarquia e pelo Governo Regional. Pedro Nascimento Cabral sublinhou que estas medidas têm sido determinantes para criar condições favoráveis para os investidores, permitindo um crescimento económico sustentável sem dependência excessiva de subvenções públicas.
O Azores Retail Park, promovido pelo Grupo Vigent, reflete a estratégia do município em fomentar o desenvolvimento económico através do investimento privado. “Queremos dar energia ao setor privado, libertando as empresas e as pessoas de uma carga fiscal pesada, para poderem ser os principais motores do progresso económico e social”, afirmou o autarca.
Além do impacto direto na criação de empregos e novas infraestruturas, o Presidente da Câmara destacou a posição geoestratégica de Ponta Delgada, que tem vindo a afirmar-se como um ponto de ligação entre a Europa e as Américas, potenciando o turismo e o comércio internacional.
Paralelamente, Pedro Nascimento Cabral reafirmou o compromisso do município com a modernização e revitalização do comércio tradicional, apontando o projeto ‘Bairro Comercial Digital — PDL Centro Histórico’ como um exemplo claro desta visão. Este programa, desenvolvido em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a AHRESP, prevê um investimento de 1,089 milhões de euros para apoiar cerca de 400 empresas da baixa histórica, promovendo a sua transição digital.
Outras iniciativas municipais, como a criação da incubadora StartUP PDL e do Gabinete de Estudos Económicos e Apoio Empresarial, bem como o programa de apoio às rendas comerciais, foram também mencionadas como pilares do suporte às micros, pequenas e médias empresas locais.
A política fiscal atrativa do município foi igualmente destacada, com benefícios que incluem derrama reduzida a 1% e isenção de tributação até 150 mil euros para empresas sediadas no concelho, o que, segundo o autarca, representa uma vantagem competitiva crucial para os negócios.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito