Santiago do Cacém
Em Destaque

Investimento na educação reforçado pelo Município de Santiago do Cacém

Passes gratuitos, escolas remodeladas, oferta de kit de material e mais espaços de refeições estão entre as medidas da CM de Santiago do Cacém.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizou um investimento na educação, nos quatro agrupamentos de escolas do Concelho: Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo, Professor Arménio Lança, de Alvalade, e Santo André. O investimento total ronda os dois milhões de euros.

Para o ano letivo de 2024/2025, a CM de Santiago do Cacém vai suportar os custos com as taxas relativas aos carregamentos realizados por multibanco pelos encarregados de educação das crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos carregamentos de 20€ e 35€. A medida foi aprovada devido à “implementação do Sistema GIAE para faturação de Refeições Escolares em todos os Agrupamentos de Escolas do Município“.

Remodelações nas escolas

O Jardim de Infância de Ermidas-Sado recebeu obras de ‘remodelações profundas’, numa empreitada de 140 mil euros. A Escola Básica de Santa Cruz volta a receber alunos neste ano letivo, abrindo com uma turma do 1.º ano do 1.º ciclo.

Materiais escolares

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém irá, pela primeira vez, oferecer um kit de material de desgaste a todos os grupos e turmas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), correspondendo a um investimento de 7 mil e 300 euros. Mantém-se a oferta das fichas de atividades que chegam a 1.053 alunos do 1.º Ciclo, com um custo na ordem dos 40 mil euros.

Transportes escolares e passes

São assegurados 40 circuitos especiais, a partir do 1.º Ciclo do Ensino, em toda a área do Município. A autarquia assegura, ainda, a totalidade do valor dos passes escolares em transporte público aos alunos do concelho, o que representa um investimento na ordem dos 232 mil euros.

Refeitórios escolares

No que respeita aos refeitórios escolares, e na “sequência do trabalho iniciado no ano letivo anterior“, a autarquia assumiu a gestão dos dois últimos espaços que se encontravam concessionados a empresas, na EB Frei André da Veiga, em Santiago do Cacém, e EB n.º 1, em Santo André.

Melhorados os refeitórios e construídas mais salas de refeições, esta é a última das medidas que refletem “a prioridade que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém dá à educação, há vários anos.”, explica a autarquia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito