Setúbal

Investimento milionário revoluciona bairros em Setúbal: O que mudar?

Dez milhões de euros transformam os bairros de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, com obras estruturais que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Os moradores da Quinta da Amizade, Vale Ana Gomes, Quinta da Serralheira, Poço Mouro e Alto da Guerra assistiram a um avanço significativo no desenvolvimento da região, com um investimento municipal que ronda os dez milhões de euros. Em reunião recente do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, a Câmara Municipal de Setúbal e os Serviços Municipalizados (SMS) detalharam os projetos em curso e os futuros investimentos.

Uma das grandes apostas é o Parque Verde da Quinta da Amizade, que está a ser requalificado com zonas verdes e de lazer, num investimento que supera os 290 mil euros. O espaço receberá ainda infraestruturas elétricas, nas quais já foram aplicados mais de 90 mil euros.

Outro destaque é a construção da nova escola básica na Quinta da Amizade, orçada em 7,8 milhões de euros, com oito salas para o 1.º ciclo e três para o pré-escolar, projetada para suprir o défice de oferta escolar na região. A previsão é que a obra esteja concluída no ano letivo de 2026/2027.

Infraestruturas fundamentais também estão a ser modernizadas. Os SMS investiram 260 mil euros na reabilitação da linha de água na Quinta da Amizade e na primeira fase da reabilitação do coletor da Caiada, um passo essencial para prevenir problemas ambientais futuros. A drenagem pluvial também recebeu atenção, com a requalificação da rotunda de acesso ao Vale Ana Gomes a custar 29 mil euros, prevendo-se um investimento adicional de 50 mil euros para melhorias estruturais.

Na mobilidade, a Estrada de Algeruz recebe a construção de um passeio pedonal no valor de 160 mil euros, complementando uma obra anterior na rede pluvial, avaliada em 20 mil euros. Nove ruas e uma praça na Quinta da Serralheira e no Vale Ana Gomes foram repavimentadas (“tapetes”) num investimento de 420 mil euros, estando prevista a conclusão de mais duas ruas até ao final do mês.

No setor da água, os SMS destinaram 18 mil euros à reabilitação da rede na Praceta do Hortelão e na Rua das Ameixeiras, além de adjudicarem uma obra de 27 mil euros para desvio da conduta na Rua das Orquídeas. O Sistema Elevatório do Alto da Guerra também será alvo de uma intervenção, estimada em 280 mil euros.

A Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra também tem investido na melhoria do espaço público, com a requalificação da Rua das Mimosas (à qual foram destinados 62 mil euros), incluindo novos canteiros com oliveiras, alfarrobeiras e 180 arbustos. Nesta zona foi criado um parque infantil de 20 mil euros, que se insere num circuito de manutenção, e adjudicado um quiosque com esplanada. Paralelamente, um novo Polo Operacional na Quinta da Serralheira, avaliado em 250 mil euros, servirá como base para os serviços municipais na área.

A aposta na modernização da freguesia através do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro” tem-se revelado essencial para uma gestão mais participativa, onde os moradores podem expor diretamente as suas preocupações e necessidades.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


20 Comentários

  1. Será que a verba dá para mudar os telhados das casas que pagam renda á câmara no bairro da Brejoeira? É que já ontem era tarde. Mas como o Bairro da Brejoeira está esquecido não deve dar. Nem verba há para poderem as árvores por mais e-mails que se mande nunca há meios.

  2. Arranjam as passadeiras ( tudo muito bem 👍🏻) mas o resto das estradas estão miseráveis 🤣

  3. Vai ser linde sôces! A campanha entre a D Meira e o Candidato da CDU . Eu cá vou aproveitar e investir , vou comprar uma frota de tanques de roupa e vou vender à malta ! Há que ser empreendedor ! 😂

  4. Saiu o euromilhões ao Presidente da autarquia e nós não sabemos como Bom comunista está a distribuir 😂😂😂

  5. Esta câmara é a república das bananas, as ruas não se pode transitar é só buracos, quando chove é o que se vê, enfim uma tristeza

    1. Filomena Rei das bananas não mas sim dos sacos azuis

      1. Filomena Rei sacos do supermercado 😂😂😂

  6. Era melhor estarem calados , para fazer o que estão a fazer na Camarinha. É uma vergonha e uma desorganização total. Passagens de uma rua para a outra com 20cm de altura só dá para passar de jipe, esburacaram em pleno inverno todas as zonas das passadeiras, resultado, só buracos por todo o lado, o prazo da obra está atrasadíssimo e andam à meses só 3 pessoas a trabalhar, o resto são chefes ou fiscais. É o resultado da excelência gestão da s juntas e câmara de Setúbal.

    1. José Raposo se fosse só isso, há muito mais na cidade.

  7. O. Bairro. Da. Camarinha. Está. Uma. Vergonha. As. Passadeiras. Com. Burgos. Por. Todo. Lado. Da. Cabe. Dos. Carros. Por. Baixo

  8. Em que comunista os comunistas de Setúbal devem votar? Neste ou na Meira.

    1. Joao Pedro Qualquer um deles, agora é que vão fazer. Vocês vão ver, agora vai. kkkkkk

  9. Com as calças do meu pai: seu eu um homem. Já dizia a minha avó.
    As obras e o investimento não é com dinheiro, nem do estado nem muito menos da câmara, andam a enganar a população porque o dinheiro é do PRR a fundo perdido e ao início foi dito que era aplicado um tipo de material e agora estam a utilizar um muito mais barato, ex: as paredes eram para ser aplicadas umas placas que custaram na ordem dos 40€ por placa e estam a colocar placas de esferovite que custaram na ordem do 5€, isto no exterior. No interior era casa de banho, cozinha completa com todos os eletrodomésticos, portas, janelas e agora é só casa de banho e cozinha mas só com armários.
    Uma coisa digo eu daqui a 6 meses está tudo igual, paredes destruída, casas de banho entupidas.
    A diferença dos valores serviu para a câmara comprar nova frota de automóveis e reeutilizar espaços que estavam fechados á anos, etc, factos visíveis.

  10. Investimento milionário revoluciona bairros em Setúbal: O que mudar?