
A ligação entre Setúbal e o Funchal ganhou nova força mediante um intercâmbio escolar que juntou a Escola Secundária de Francisco Franco e o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, num projeto integrado no programa educativo Escola Azul.
A iniciativa culminou com a deslocação ao Funchal de uma delegação de alunos e professores da escola de Setúbal, promovendo contacto direto entre realidades educativas distintas e reforçando a partilha de experiências na comunidade escolar.
Mais do que uma simples visita, o intercâmbio pretende valorizar a literacia do oceano, aproximando os jovens de temas ligados à sustentabilidade, cidadania ativa e proteção ambiental. O programa Escola Azul distingue estabelecimentos de ensino que trabalham o oceano como eixo educativo e que envolvem os alunos na construção de uma consciência ambiental mais informada.
Durante o intercâmbio, os estudantes tiveram oportunidade de contactar com novas metodologias de trabalho, trocar ideias com colegas de outra região do país e fortalecer competências sociais, culturais e académicas.
O projeto reforça também os laços entre duas comunidades escolares separadas pelo Atlântico, mas unidas por um mesmo objetivo: formar jovens mais participativos, atentos ao território e conscientes da importância do oceano para o futuro.
A experiência poderá abrir caminho a novas iniciativas semelhantes, aproximando escolas portuguesas mediante projetos educativos com impacto dentro e fora da sala de aula.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







