Integração sem Barreiras: Albergaria-a-Velha reforça apoio a pessoas com deficiência
O Município de Albergaria-a-Velha deu hoje um novo passo na promoção da inclusão social ao celebrar um protocolo com a ASSOL — Associação de Solidariedade Social de Lafões, reforçando o compromisso com a integração de pessoas com deficiência e doença mental na comunidade local.

O acordo, firmado no âmbito do GAPRIC — Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade, prevê uma comparticipação financeira municipal de 2.400 euros para apoiar a execução de atividades orientadas para a participação ativa e autonomia destes cidadãos. Este investimento traduz a aposta do Município na valorização da diversidade e na promoção de uma sociedade mais coesa e acessível a todos.
O projeto GAPRIC centra-se na criação de programas de ocupação e organização diária, destinados a pessoas com deficiência ou doença mental com autonomia para circular e estar em diferentes contextos, sem acompanhamento permanente. Para este ano, está prevista a inclusão de cinco beneficiários, identificados por apresentarem condições para uma integração plena na vida comunitária e desejarem assumir um papel ativo no quotidiano local.
O trabalho conjunto entre a autarquia e a ASSOL representa uma resposta concreta às necessidades das pessoas com deficiência, assegurando condições para uma vida mais independente e participativa. A aposta em políticas públicas de inclusão, aliada ao envolvimento de parceiros sociais, é apontada como decisiva para construir uma Albergaria-a-Velha mais justa e solidária.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







