Instituto Politécnico de Setúbal distingue APS como exemplo de inovação e sustentabilidade
A distinção reconhece o contributo da Administração dos Portos de Sines e do Algarve para a modernização, inovação e transição energética no setor portuário nacional.
APS recebe reconhecimento do Instituto Politécnico de Setúbal
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA (APS) recebeu uma distinção durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Politécnico de Setúbal, realizada a 07 de outubro. O evento assinalou o 46.º aniversário do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a abertura oficial do novo ano académico.
Durante a cerimónia, estudantes e colaboradores docentes e não docentes receberam homenagens por se terem destacado em diversas áreas. A sessão contou igualmente com um painel de discussão que reuniu responsáveis de diferentes grupos de trabalho do IPS, focado no papel da academia no desenvolvimento social, ambiental, económico e cultural da região.
Contínua aposta em projetos de inovação com impacto na sociedade
O ponto alto da cerimónia foi a entrega do Diploma de Instituição de Mérito Científico e Tecnológico à APS. Este prémio ajudou a reconhecer o seu papel como entidade impulsionadora da modernização do setor portuário e da afirmação de Portugal em áreas estratégicas como a digitalização, sustentabilidade e transição energética.
A distinção destacou igualmente o contributo da APS para o desenvolvimento científico e tecnológico, através de uma aposta contínua em projetos de inovação com impacto na sociedade. Entre esses projetos, sobressai a Agenda NEXUS, desenvolvida em estreita parceria com o IPS, que visa reforçar a investigação, o desenvolvimento e a qualificação do capital humano.
“A APS tem plena consciência do seu papel estruturante na economia portuguesa”
Fernanda Nunes, membro do Conselho de Administração da APS, recebeu o galardão e destacou que é neste “contexto de valorização mútua que se insere a parceria que une o IPS à APS. Uma colaboração que não se limita à partilha de recursos ou à concretização de projetos, mas que se sustenta num alinhamento estratégico e numa visão comum: promover um território mais inovador, sustentável e competitivo“, salientou.
Ademais, sublinhou que, “enquanto principal infraestrutura portuária nacional, a APS tem plena consciência do seu papel estruturante na economia portuguesa“. Por fim, também reafirmou o compromisso com “a inovação, a descarbonização e a transição energética, não como meras tendências, mas como imperativos éticos e estratégicos.”
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







