Economia
Em Destaque

Inspeções de veículos mais caras em 2025: saiba quanto vai pagar a mais este ano

As inspeções automóveis ficaram mais caras com o início de 2025. Os condutores de veículos ligeiros, pesados e motas enfrentam agora novos preços, ajustados à inflação.

O custo das inspeções automóveis em Portugal subiu com o início de 2025, refletindo o impacto da inflação nos preços regulamentados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Desde a passada quarta-feira, 1 de janeiro, os condutores enfrentam aumentos a variar conforme o tipo de veículo.

Para os veículos ligeiros, a tarifa sofreu um acréscimo de 0,75 cêntimos, passando de 35,89 euros para 36,64 euros, já com o IVA de 23% incluído. Nos pesados, o custo subiu 1,11 euros, passando de 53,73 euros para 54,84 euros. No caso das motas, triciclos e quadriciclos, o preço subiu 0,37 cêntimos, situando-se agora em 18,45 euros.

Segundo o IMT, a atualização dos preços foi definida com base na inflação média anual sem habitação de novembro, calculada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Estes ajustes já eram esperados, tendo em conta o contexto económico e os critérios estabelecidos para a revisão das tarifas.

O aumento, embora aparentemente pequeno, poderá representar um impacto significativo para os portugueses que enfrentam já outras despesas crescentes no início do ano. Especialistas sugerem que os condutores planeiem as suas inspeções de forma antecipada para evitar surpresas financeiras.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

6 Comentários

  1. É só aumentar isso só em Portugal. Porquê é que a partir de 8 anos os ligeiros têm que ir todos os anos á inspeção. Em França a partir de 4 anos na primeira matrícula e depois é sempre de dois em dois.

  2. Os aumentos dos ordenados nao chega ainda se fica com menos

      1. Ilídio Luz Sim porque quem te vê a falar pensa que foi só isto que aumentou.
        Que comentário ridículo.

      2. Ilídio Luz
        Concordo…
        Ter um carro é luxo ter numa 2 ou 3 então é milionário.
        Com tantos transportes de hoje em dia…