AgendaSeixal

Iniciativa «Navegar, nas Exposições e no Rio» a partir de quarta-feira no Seixal

Entre 16 e 23 de agosto será possível visitar a exposição de rua «Seixal, Luz e Traço, de Eduardo Palaio», com a presença do autor. A atividade termina a bordo do bote de fragata Baía do Seixal.

O mote do evento são as histórias. Histórias de barcos e de naufrágios e memórias de trabalho e de vida das gentes do concelho, tudo isto e muito mais, será possível reviver com a ajuda do guia e artista, Eduardo Palaio.

 A exposição «Seixal, Luz e Traço» foi inaugurada no dia 24 de abril. Este é o nome da exposição que poderá encontrar em vários espaços do núcleo urbano antigo do Seixal. Com textos e pinturas de Eduardo Palaio, este é um olhar sobre o Seixal antigo, visto com os olhos de alguém que interiorizou os seus hábitos e costumes, os seus termos e as suas histórias.

«Seixal, Luz e Traço» regista, com precisão, vários aspetos desse passado em que ele foi um observador participante, atento às rotinas, aos ritmos e quotidiano dos habitantes desta terra, incluindo neles os cafés, as tabernas, a ida ao mercado, a barbearia, a farmácia, a fancaria, a saída da fábrica, a escola primária, as festas e a música, a deslocação para Lisboa, entre outros aspetos.

Desde 2007 que Eduardo Palaio se ocupa do Espaço Memória — Tipografia Popular do Seixal, criado por sua iniciativa com o pronto apoio da Câmara Municipal do Seixal, que recuperou as antigas instalações da Tipografia Popular de Augusto Palaio e as assumiu como extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal. Lá se preservam e expõem-se, desde então, equipamentos, máquinas e técnicas de tipografia datadas do século XV a meados do século XX.

Na área artística pratica o desenho (começou nos anos 1960 pelo cartoon), ilustração e pintura, incluída a feitura de murais. Na atividade literária tem diversas obras publicadas nos géneros de literatura infantil, conto e romance. Entre vários prémios, foi-lhe atribuído em 2010 o Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca e, no ano seguinte, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e que premeia em cada ano o que considera ser a melhor obra publicada neste género literário.

A iniciativa acontecerá entre as 9h30 e 12h00 no Núcleo Urbano Antigo do Seixal. A participação é gratuita, no entanto, é sujeita a inscrição.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *