Iniciada obra na passadeira da Av. Luísa Todi: o que muda para os peões em Setúbal?
Setúbal entra em nova fase de reabilitação urbana com obra numa das passadeiras mais movimentadas da cidade.

A Câmara Municipal de Setúbal deu início à obra de reabilitação da passadeira localizada em frente à Praça de Bocage, na Avenida Luísa Todi, um dos pontos com maior circulação de peões da cidade. Esta intervenção insere-se num projeto mais amplo que prevê a reabilitação de 50 passadeiras de pedra no centro histórico, num investimento municipal de cerca de 500 mil euros.
Os trabalhos incluem colocar uma nova pedra aparelhada, escolhida para proporcionar maior segurança e conforto aos peões, bem como para minimizar o desgaste e os habituais abatimentos das bases das passadeiras ao longo do tempo. Esta iniciativa tem também como objetivo garantir melhores condições para a circulação de viaturas de socorro.
Atualmente, também decorre a requalificação da passadeira junto ao supermercado Pingo Doce, outra das mais utilizadas na Avenida Luísa Todi. Esta obra iniciou em 27 de janeiro e tem um prazo de execução previsto de três semanas, tal como acontece com a intervenção agora iniciada na passadeira em frente à Praça de Bocage.
Desde o arranque desta empreitada, em 2 de setembro de 2024, os trabalhos têm sido acompanhados de perto pelos técnicos da autarquia. O primeiro teste foi feito na Avenida Luísa Todi, junto à Travessa da Anunciada, para ajustar a sobrelevação da passadeira e definir o tipo de pedra mais adequado. Com base nesse ensaio, foi executada a primeira passadeira definitiva em frente ao Largo José Afonso, já no final de 2024.
Com a conclusão das primeiras passadeiras e a continuidade das obras noutras localizações, a Câmara Municipal assegura que implementa soluções que reduzem o impacto no trânsito automóvel e garantem maior acessibilidade a todos os utilizadores.
A empreitada, adjudicada à empresa Estrela do Norte — Engenharia e Construção, SA, representa um investimento de 452.444,46 euros (acrescido de IVA) e prevê a requalificação de 47 passadeiras ao longo de toda a Avenida Luísa Todi. Além disso, serão reabilitadas três passadeiras na Rua Amália Rodrigues.
Esta intervenção integra um plano mais amplo de melhoria da mobilidade e segurança urbana no centro histórico de Setúbal, proporcionando uma cidade mais acessível e segura para residentes e visitantes.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito








Passadeira metade cortada ao trânsito, mas os peões tentam atravessar, muitos só percebendo depois que não tem acesso.
Muito mal sinalizado pois, para além de se manter o acesso aos peões a sinalização não está tapada.
Não ligam a nada
https://diariodistrito.sapo.pt/iniciada-obra-na-passadeira-da-av-luisa-todi-o-que-muda-para-os-peoes-em-setubal/