AlmadaAlmada 2025Autárquicas 2025DestaqueDistrito de SetúbalPolítica

Inês de Medeiros toma posse para terceiro mandato na Câmara de Almada

A cerimónia terá lugar às 21h no Grande Auditório da Egas Moniz School of Health and Science, no Monte de Caparica

Inês de Medeiros assume, no próximo dia 30 de outubro, o cargo de presidente da Câmara Municipal de Almada pela terceira vez consecutiva.

A cerimónia terá lugar às 21h no Grande Auditório da Egas Moniz School of Health and Science, no Monte de Caparica, e contará também com a tomada de posse dos 11 vereadores eleitos e dos deputados da Assembleia Municipal, numa nova configuração política marcada por maior diversidade partidária.

Na mesma sessão serão empossados os 11 vereadores que compõem o novo executivo municipal, bem como os deputados eleitos para a Assembleia Municipal de Almada, na sequência das eleições autárquicas realizadas a 12 de outubro.

O balanço de forças no executivo é o seguinte: o Partido Socialista (PS), com 29 % dos votos, mantém-se como o partido mais representado, com quatro vereadores — além de Inês de Medeiros, tomam posse Ivan Gonçalves (ex-presidente da Assembleia Municipal), Filipe Pacheco e Francisca Parreira.
A Coligação Democrática Unitária (CDU) obteve 20,6 % e elegeu três vereadores: Luís Palma (ex-presidente da Junta de Freguesia do Laranjeiro e Feijó), António Matos e Helena Azinheira.
O Partido Social Democrata (PSD), com 19,3 %, conta com dois vereadores no executivo — entre eles o líder da concelhia de Almada, Paulo Sabino.
Por fim, o Chega, com 18,2 % dos votos, estreia-se no executivo municipal com dois vereadores: Carlos Magno (cabeça-de-lista) e Nuno Mendes.

Na Assembleia Municipal, o PS surge como a força mais representada, com nove deputados (27 % dos votos). A CDU e o Chega alcançaram cada um sete mandatos, com 19,6 % e 19,1 % respetivamente. O PSD conquistou seis mandatos com 18,5 %. A coligação Almada em Comum (Livre + Bloco de Esquerda) e a Iniciativa Liberal conseguiram representação pela primeira vez: 5,9 % (dois deputados) e 4 % (um deputado) respetivamente. PAN e CDS não obtiveram mandatos.

Este novo ciclo destaca-se pela diversificação da composição política do executivo e da Assembleia Municipal de Almada, refletindo um panorama mais plural e representativo.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela