Almada

Inaugurado “Almada Amplificada”, um banco de músicos e bandas do concelho

Espólio arranca com mais de 30 registos e inclui ponto de escuta; projeto quer crescer com doações. Apresentação é hoje, 3 de outubro, às 18h, na Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, com atuação de Zézé Barbosa.

A Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, inaugura esta sexta-feira, 3 de outubro, às 18h00, um novo espaço dedicado à memória sonora do concelho: “Almada Amplificada – O som da nossa história”, um fundo local que reúne registos de bandas e músicos de Almada e que disponibiliza um ponto de escuta para consulta no local.

O espólio de partida ultrapassa três dezenas de registos entre bandas e artistas, refletindo várias épocas e estéticas da produção musical do concelho. Entre os nomes e correntes já representados contam-se o rock gótico dos Capela das Almas, o hardcore dos Last Hope, a canção de intervenção de Luísa Bastos e o canto coral do Grupo Coral Amigos do Alentejo.

A autarquia e a biblioteca querem agora fazer crescer o acervo e lançam um apelo a doações por parte dos próprios artistas e da comunidade: maquetes, vinis, CDs, cassetes e outros suportes serão bem-vindos para enriquecer a coleção. A ideia é que a sala funcione como ponto de encontro da comunidade, com a coleção de áudio disponível ao público para consulta local.

Após a apresentação do fundo local, sobe ao palco Zézé Barbosa, músico cabo-verdiano que tocou com Sara Tavares, para um momento musical que assinala a abertura do novo espaço.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela