Inauguração de Centro de Arte Moderna Gulbenkian e requalificação da rua Marquês De Fronteira revitalizam Lisboa
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, estará presente na inauguração do renovado Centro de Arte Moderna Gulbenkian e da Rua Marquês de Fronteira, após uma requalificação que promete dinamizar a cidade.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, participará na inauguração do novo Centro de Arte Moderna Gulbenkian, que será aberto ao público no dia 20 de setembro. O evento, que terá lugar às 19h00, marcará também a conclusão das obras de requalificação da Rua Marquês de Fronteira, um espaço emblemático da capital portuguesa.
O novo edifício e o jardim foram desenhados pelos arquitetos Kengo Kuma e Vladimir Djurovic, num esforço coordenado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian. Esta intervenção faz parte de uma estratégia mais ampla de revitalização do Espaço Público no eixo Largo de São Sebastião — Praça de Espanha, beneficiando ainda a circulação de peões e ciclistas.
A obra, que representa um investimento de cerca de um milhão de euros, iniciou-se em janeiro de 2024, sendo coordenada pela Lisboa Ocidental SRU, em colaboração com a Fundação Gulbenkian. Além de melhorar a mobilidade e acessibilidade, a intervenção também abriu um novo acesso público ao jardim da Fundação, criando uma ligação mais fluida entre o espaço renovado e a cidade.
O novo muro da Rua Marquês de Fronteira, agora mais baixo, foi projetado para criar um espaço acolhedor e de descanso, permitindo uma melhor apreciação das árvores e do ambiente natural característico da zona.
A requalificação, fruto de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Eugénio de Almeida, contribui significativamente para a regeneração desta área da cidade, destacando-se pela harmonia entre o espaço público e o moderno design arquitetónico.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito