Política

Importância da representação da CDU no Parlamento Europeu

Os Verdes destacam a eleição de João Oliveira para o Parlamento Europeu.

Na noite de 11 de junho, a Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista Os Verdes avaliou a campanha eleitoral e os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, realizadas a 9 de junho. Num contexto político marcado por ataques aos direitos e à qualidade de vida, a eleição de João Oliveira pela CDU assume grande relevância, avança o comunicado dos Verdes enviado, ao Diário do Distrito.

Diz o mesmo comunicado que apesar de Os Verdes não terem conseguido eleger a sua candidata, a coligação da CDU assegurou um lugar no Parlamento Europeu. João Oliveira é saudado pela sua eleição, com a promessa de defender o desenvolvimento sustentável e os marginalizados pela União Europeia, mantendo viva a voz em defesa da paz numa Europa cada vez mais militarizada.

Os Verdes ressaltam o árduo trabalho dos candidatos e ativistas da CDU durante a campanha, que percorreu o país incansavelmente, contactando eleitores e destacando problemas reais. A campanha destacou-se pela interação com associações ambientais e pela promoção de debates e visitas, sob o lema “Pela PAZ e pela Biodiversidade, Vota Verde, Vota CDU”.

A omissão da pluralidade da CDU pela comunicação social foi criticada, mas Os Verdes valorizam a eleição de vários deputados verdes na Europa, esperando que a sua intervenção promova a paz e combata o militarismo.

Positivamente, a influência da extrema-direita diminuiu em Portugal, ao contrário de países como França e Alemanha. Este resultado reforça o compromisso dos Verdes e da CDU contra discursos de ódio e discriminação, salientam Os Verdes.

A redução na abstenção eleitoral foi destacada, embora ainda se registarem altos níveis de não participação. A 16.ª Convenção dos Verdes, a ser realizada em novembro, reforçará a ação ecologista e a luta por justiça social e ambiental, paz, direitos constitucionais e biodiversidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito