Distrito de Lisboa
Em Destaque

Imigrantes reivindicam retorno das manifestações de interesse em protesto frente à Assembleia da República

Imigrantes protestaram na Assembleia da República pedindo o regresso das manifestações de interesse, alertando para o aumento do discurso de ódio.

Dezenas de imigrantes reunira-se esta sexta-feira em frente à Assembleia da República para exigir o regresso das manifestações de interesse, um mecanismo que anteriormente permitia a regularização de imigrantes. O grupo, liderado por representantes de várias associações, mostrou-se confiante na abertura para um diálogo construtivo no parlamento.

Flora Silva, representante da associação Olho Vivo, após uma reunião com deputados, afirmou haver uma grande disposição por parte da Assembleia da República em abordar o tema. “Sentimos que houve (…) uma grande abertura para ouvir”, declarou, destacando que foram criadas condições para o assunto poder ser discutido na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A preocupação com o aumento do discurso de ódio contra imigrantes também foi levantada durante o protesto. “O discurso do ódio é extremamente grave e profundo. Temos partidos abertamente a desejar a morte de pessoas. É triste e vergonhoso, mas também é um facto que Portugal precisa de imigrantes”, sublinhou Flora Silva.

O protesto surge no seguimento de alterações recentes à lei de estrangeiros, que entraram em vigor em junho deste ano. A nova legislação eliminou as manifestações de interesse, anteriormente uma ferramenta essencial para imigrantes em situação irregular obterem a legalização no país. Agora, o governo abriu novas oportunidades apenas para cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que gerou inquietações entre imigrantes de outras nacionalidades.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito