
Estiveram presentes no brienfing do Conselho de Ministros, Leitão Amaro, o Ministro da Presidência e Gonçalo Matias, Ministro da Reforma do Estado. A conferência de imprensa tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo Governo liderado por Luís Montenegro (AD, com apoio do PS e Chega).
Leitão Amaro começa por anunciar um decreto de lei que define regras importantes ao atendimento nas lojas de cidadão e fala em “mais proximidade e velocidade na resposta”. Anuncia também a aprovação 37 Milhões de euros para a segurança – e em particular 8 milhoes em equipamentos GNR e PSP.
Em resposta aos jornalistas o ministro falou ainda das alterações à lei da nacionalidade e sobre uma eventual falta de resposta da AIMA. O Ministro da Presidência considera este “um dia importante para o país”, e fala em “mais controlo” na imigração. Diz ainda que este “não é o primeiro capitulo” e explica que o trabalho para controlar a imigração “foi fechar a porta escancarada da manifestação de interesse”.
O Ministro Leitão Amaro diz que “para vir para portugal residir tem de se vir trabalhar ou estudar, não pode ser o logo se vê”. Sobre as alterações à lei de estrangeiros que integram o documento, agora promulgado pelo Presidente da República, o Ministro acredita que “acabamos com o visto de procura de trabalho indiscriminado” e que este vai ficar fechado “às profissões qualificadas”.
Justifica ainda a posição do Governo, relativamente à lei de estrangeiros, com a ação dos anteriores governos do Partido Socialista. “Portugal viveu muitos anos com uma política de imigração que não serve os portugueses e os imigrantes, com muitos a ficar à espera mais de sete anos para conseguir um documento”.
O Ministro aproveita para defender o Governo no que diz respeito ao funcionamento da AIMA, e afirma que esta instituição “tem atendido o dobro das chamadas que estava a atender no periodo homologo no ano passado”. Leitão Amaro diz que o Governo está “a resolver capitulo a capitulo o caos da imigração” e diz ainda que “nao vale a pena iludir os portugueses sobre os efeitos deste caos, estes efeitão vão durar anos”. Afirma ainda que “há outros capítulos por fechar”.
Sobre a promulgação do documento por parte do Presidente da República, o ministro Leitão Amaro agradece a Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo o Observador o relatório da AIMA dá conta que existem mais de 1,5 Milhões de imigrantes em Portugal.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







