Igreja em mudança: Diocese de Setúbal perde 10 mil fiéis em 24 anos e planeia futuro com novas estratégias
Fiéis já não vão às missas como antigamente!
A Diocese de Setúbal registou uma queda significativa na participação dominical ao longo das últimas duas décadas, com cerca de 10 mil fiéis a abandonar as celebrações. Entre 2014 e 2024, a diminuição foi ainda mais acentuada, com uma perda de sete mil participantes. Os dados foram apresentados em Almada, no Convento dos Capuchos, durante as Jornadas Diocesanas do Jubileu.
O estudo, baseado no Censo da Prática Dominical, realizado em maio, revelou que a participação caiu de 34.960 pessoas, em 2001, para 24.142 fiéis em 2024, representando uma redução de 31%. A maior fatia de participantes é composta por pessoas acima dos 70 anos, enquanto os jovens entre 6 e 24 anos representam apenas 16% da comunidade.
Segundo Nélia Vicente, da Comissão Técnica do Novo Mapa Diocesano, 46% dos fiéis são pessoas com mais de 55 anos, enquanto os jovens têm uma participação muito reduzida. “Há uma necessidade urgente de cativar a juventude e também os grupos etários entre os 40 e 50 anos, essenciais para manter a comunidade ativa e participativa”, destacou.
O padre Francisco Mendes, coordenador do estudo, sublinhou a necessidade de “pensar fora da caixa” para adaptar as práticas pastorais às mudanças sociais. “As pessoas não estão mais nos mesmos lugares, nem com as mesmas necessidades de décadas atrás. Precisamos de reconfigurar estruturas e oferecer respostas relevantes e inclusivas”, afirmou.
A diversidade cultural também surge como fator marcante. Em zonas como Caparica, Amora e Seixal, a comunidade de origem PALOP tem uma presença significativa, enquanto áreas como Marateca e Canha enfrentam desafios de secularização.
O cardeal Américo Aguiar defendeu um esforço coletivo para enfrentar os desafios: “É crucial que a missão da Igreja no território seja repensada e ajustada às necessidades atuais da população”, afirmou. Já a presidente da Câmara de Almada, Inês Medeiros, elogiou o estudo, enfatizando a importância de acompanhar as transformações no território.
Os resultados foram apresentados durante as Jornadas Diocesanas e integram o esforço da Diocese de Setúbal para reorganizar as suas práticas e fortalecer a sua presença nas comunidades.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Os homens hoje estão fartos de chulos às costas 🇵🇹✌️😹😹🙌
Precisamos que volte à missa tradicional, essa que deu tantos Santos e vocações antes do CVII. Mas como agora a igreja quer ser protestante e cheia de abusos litúrgicos, as igrejas vão ficando vazias que nem protestantes querem lá ir…
Ao comportamento que têm de soberba quando na sua maioria, são tão ou mais pecadores que o povo, ainda bem que as pessoas já começaram a abrir os olhos, desde o Vaticano até à mais simples igreja impera a mentira e a hipocrisia.
Óbvio o povo começa a abrir o olhos! tarde mas começa