Igreja avisa que só vai pagar indemnizações às vítimas de abusos sexuais se for obrigada por lei
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, foi ouvido esta terça-feira na Assembleia da República e garantiu aos deputados que a Igreja só pagará indemnizações às vítimas de abusos sexuais caso a lei a obrigue.
O responsável da CEP, citado pelo Jornal de Notícias, adiantou ainda que só vão ser afastados da Igreja suspeitos quando as denúncias que sobre eles recaem tenham “algo plausível”.
Na audição, que surgiu a pedido do PS, PSD e Chega, os socialistas mostraram-se disponíveis para subir o limite de idade até à qual as vítimas podem apresentar queixa, dos 23 para os 30 anos.
Já D. José Ornelas, que há pouco mais de um mês tinha admitido o pagamento de indemnizações às vítimas de abusos sexuais na Igreja, parece ter voltado atrás nas suas ideias. “Indemnizar é um termo jurídico e sendo um termo jurídico, na medida em que houver um processo de indemnização, não estamos acima da lei e vamos cumprir o que a lei determinar”, afirmou o presidente da CEP.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito