
A Start Campus celebrou a inauguração do seu primeiro edifício de data center, o SIN01, localizado no campus de Sines. Este marco representa o início de um ambicioso projeto que contempla a construção de seis edifícios no total.
Numa publicação no LinkedIn, a empresa destacou: “A IA já é uma realidade em Portugal e estamos orgulhosos de estar na vanguarda dessa transformação. O nosso projeto permitiu um novo mercado global de centros de dados que não existia antes do funcionamento do SIN01”.
Além disso, o comunicado enfatizou as vantagens competitivas de Portugal no setor: “Portugal é uma alternativa ideal aos mercados limitados, com abundante energia renovável, acesso à rede, preços de energia competitivos e uma cadeia de suprimentos projetada especificamente para isso”.
O SIN01 é apenas o começo de um projeto de grande escala. Em agosto de 2024, a Start Campus assegurou energia suficiente para levar a capacidade total de TI do campus a 1,2 GW, posicionando o empreendimento como um dos maiores hubs tecnológicos da Europa.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito