AgendaDistrito de Setúbal

Hospital da Luz realiza rastreio gratuito ao cancro do pulmão em Setúbal

O Hospital da Luz Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal, assinala o Mundial do Cancro do Pulmão com uma ação de sensibilização junto da população, que contará com a participação de médicos de Pneumologia e Oncologia do Hospital.

No próximo dia 1 de agosto, terça-feira, uma equipa de profissionais do Hospital da Luz Setúbal estará na Praça do Bocage, das 09h30 às 13h00, para uma ação de sensibilização e prevenção do risco deste cancro, chamando a atenção em especial para a relação entre o consumo do tabaco e o cancro do pulmão.

Dois médicos do HL Setúbal, a pneumologista Marta Fradinho e o oncologista João Rato, darão aconselhamento personalizado a todos aqueles que quiserem saber mais sobre o seu risco pessoal, realizando um pequeno questionário clínico e orientando para comportamentos mais saudáveis e para seguimento clínico.

A parceria do Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Setúbal, permitiu a cedência do espaço e o mobiliário urbano para a realização do rastreio e o trabalho de contacto com a população.

A equipa do HLS distribuirá folhetos informativos sobre o tabaco e o cancro do pulmão e oferecerá brindes a quem participar neste rastreio gratuito.

O cancro do pulmão é uma das principais causas de morte relacionadas com o cancro. A maioria dos casos de cancro do pulmão está relacionada com o consumo de tabaco, mas também pode ser causado por fatores ambientais e até genéticos, indica ainda a informação divulgada pelo HL nas redes sociais.

Segundo a OMS, em 2020 foram registados cerca de 2,2 milhões de novos casos de cancro do pulmão em todo o mundo (11,4% de todos os novos casos de cancro). Estima-se ainda que o cancro do pulmão tenha sido responsável por cerca de 1,8 milhões de mortes em 2020 (18% do total de mortes relacionadas com o cancro).

Em Portugal, o cancro do pulmão é uma das principais causas de morte relacionadas com o cancro e a terceira neoplasia com maior incidência no nosso país. De acordo com os dados oficiais, em 2020 registaram mais de cinco mil novos casos de cancro do pulmão no nosso país, sendo igualmente uma das doenças com maior taxa de mortalidade associada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito