Barreiro

Hospital Barreiro Montijo cumpre nova medida ecológica

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) implementou um projeto de sustentabilidade ambiental, social e económica, através da substituição de sacos de plástico por sacos produzidos com o desperdício de Tecido não Tecido (TNT).

Segundo o hospital, considerando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o CHBM pretende, através deste projeto, “reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização, através da implementação de vários projetos de sustentabilidade”.

O TNT é resistente e impermeável e as suas folhas são utilizadas como invólucro de caixas de dispositivos médicos, para esterilização, sendo eliminadas após a sua utilização. “Esta é uma excelente oportunidade de um resíduo passar a constituir matéria-prima, permitindo a produção de novos artigos que substituam a utilização de produtos de plástico.

Estaremos assim a dar uma segunda vida ao resíduo de TNT, através da criação de novos artigos, artigos estes reutilizáveis, e a implementar um modelo de economia circular”, explica Iria Velez, gestora hospitalar e responsável pela implementação deste projeto no CHBM. A médio prazo, o Centro Hospitalar pretende, entre outros, substituir 50% do consumo de sacos de plástico na instituição.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi criado a 1 de novembro de 2009, através do Decreto-lei n.º 280/2009, e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo. Tem mais de 30 valências clínicas, prestando assistência ao nível do Internamento, Consulta Externa, Urgência, Hospital de Dia, Assistência Domiciliária e assegurando, praticamente, todos os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica daí decorrentes. Com uma área de influência que engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, a Instituição serve uma população de mais de 213 mil habitantes.

O Centro Hospitalar tem como missão a prestação de cuidados de saúde diferenciados a todos os cidadãos no âmbito das responsabilidades e capacidades das unidades hospitalares que o integram, Hospital de Nossa Senhora do Rosário e Hospital do Montijo, dando execução às definições de política de saúde a nível nacional e regional, aos planos estratégicos e decisões superiormente aprovados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito